1.9.03

A editoria do Globo teve a iniciativa de criar blogs para seus colunistas. Alguns já tinham os seus (Cora Ronai, claro), mas agora é oficial, é parte do trabalho do jornal. Com essa proposta, criaram um sobre cinema.
A originalidade da iniciativa é coisa bacana. Ainda que possamos tirar daí algum assunto sobre riscos de ver um jornalista como vedete (e, mais do que isso, quais são os jornalistas-popstar e quais são as propostas gerais da editoria), por outro lado vale lembrar que este vedetismo tem como contrapartida uma exposição de idéias que muda um pouco a relação com os leitores (inclusive por conta do sistema de comentários). Não é um blog normal, um diário de internet, nem é o jornal impresso - é algo que fica em algum ponto entre os dois (e nada impede que iniciativas semelhantes sigam por caminhos diferentes).
Especificamente sobre o blog de cinema do Globo, ainda há a curiosidade de ser um blog coletivo - e um espaço para os críticos do segundo caderno escreverem mais sobre seus gostos cinematográficos. Lá expõem preferências, implicâncias e opiniões - e a gente sabe que elas não raro são opostas às do pessoal aqui da Contra. Mas a proximidade com os leitores que se estabeleceu com essa idéia foi bem legal, sem dúvida.
O site se chama blog do bonequinho - como leitor, eu diria que não acho o nome muito bom. Quer dizer, nome é uma coisa complicada... É normal que a editoria queira usar um símbolo do jornal, mas... afora qualquer piada boba, vale notar que os críticos têm opiniões próprias (discordemos ou não), com certeza não são 'bonecos'.
Bem, mas certamente vale dar os parabéns e desejar boa sorte aos responsáveis - e prestar atenção ao que vai rolar a partir disso.
(Daniel Caetano)