2.12.06

Criss-cross

Uma notinha na coluna de hoje da Mônica Bergamo (aqui, somente para assinantes) avisa que Muito Gelo e Dois Dedos D'água obteve recentemente, depois de considerável tempo de exibição, a marca de 500 mil espectadores. É uma ótima marca para um filme médio, mas acaba sendo considerado um relativo fracasso por conta do investimento feito - era o tipo do filme de que se esperava o dobro da renda.

Isso pode não ser a notícia mais importante do mundo, é claro (porque é mais importante no momento falar das qualidades e problemas dos filmes em si do que de suas bilheterias), mas tem um sentido inequívoco: é a primeira vez em que um filme com grande investimento da Globofilmes em cross-media não chega à casa do milhão de espectadores.
Cross-media, pra quem não sabe, é a publicidade feita dentro dos próprios programas, como quando aparecem personagens de novela falando bem de um filme. Cazuza ganhou um capítulo inteiro da novela Celebridade, com direito a entrevista da diretora Sandra Werneck, e assim o filme teve mais de dois milhões de espectadores nos cinemas. Se Eu Fosse Você foi anunciado em vários programas (como Casseta&Planeta) e novelas, e teve mais de três milhões de espectadores. Muito Gelo e Dois dedos D'Água teve tudo isso e não conseguiu emplacar da mesma maneira. Sinais de fadiga do esquema de cross-media? Problemas do próprio filme? Erro de estratégia ou de época de lançamento?

Bem, mas não deve haver motivo para preocupação. Com apoios tão sólidos para a produção de cinema, perder dinheiro é coisa de amador, não é mesmo? Ainda bem que a Rouanet foi prorrogada!
Daniel Caetano