16.4.04

CTAVs país afora

Há uma notícia circulando por jornais e listas cuja mais importante parte vem passando um tanto despercebida. Soube-se que Orlando Senna participou em nome da SAV da abertura de um curso de cinema e de um centro técnico em Brasília. Todos por aí, a começar pela própria divulgação do MinC, vêm ressaltando a abertura da escola - que é um fato ótimo, é importante haver escolas de cinema para formar profissionais no país inteiro.
Mas pouco se falou na criação do Centro Técnico de Audiovisual do Centro-Oeste - então ficam registrados aqui os parabéns pela iniciativa e a torcida pra que ela prospere.
Ainda que o MinC, como todo esse governo, esteja tendo problemas com a falta de grana e com a dificuldade de reestruturar todas as iniciativas governamentais (coisa mais justificada na Cultura do que em outros setores, devido à herança deixada, é preciso notar), essa atitude - a criação de CTAVs regionais - é animadora a valer e indica que boa-vontade não falta. Para montar um CTAV realmente eficiente é preciso bem mais do que boa-vontade (leia-se: grana), mas esse primeiro passo é importantíssimo. A ajuda do CTAV daqui do Rio aos filmes baratésimos é fundamental (isso eu posso garantir), e a abertura de outros centros país afora é um caminho necessário pra dar suporte à produção de cinema que realmente ainda precisa ser apoiada, a dos filmes que não ganham dinheiro na BR Distribuidora nem nos balcões da Lei do Audiovisual, quase todos curtas e documentários.
Então, torcemos todos para que a idéia vá adiante e outros CTAVs também sejam abertos em outras capitais.
Daniel Caetano