31.3.04

Agora tem que exibir o Lado B!

Já que o leitor perguntou num dos comentários, cabe aqui o esclarecimento: o problema que eu enxerguei nessa seleção dos "melhores documentários musicais brasileiros" não se restringe aos filmes escolhidos, não é apenas uma questão de gostar mais de um do que de outro. O problema é que quase todos são filmes de fácil acesso. Por mais que eu esteja curioso para ver Samba Riachão (eu tenho o CD do Riachão e é muito bom), o filme vai estrear em breve no Rio. Por mais que eu goste muito de Nelson Cavaquinho, Nelson Freire e Tim Maia e não goste tanto nem de Paulinho da Viola - Meu Tempo É Hoje nem de Nelson Sargento, a questão não não se resume a afeto - o fato é que são todos filmes que só não viu quem não quis. Mas tudo bem, os jurados foram consultados e foram escolhidos, naturalmente, os filmes mais vistos - e não os melhores (até porque... melhores para quem, além da soma dos jurados?).
Então fica aqui uma sugestão para o pessoal do É Tudo Verdade, que teve essa boa idéia dos documentários musicais: por que não uma versão "Lado B" no ano que vem?
Nem precisa fazer novas enquetes - basta escolher os filmes menos citados e mais queridos dos jurados já consultados (as listas individuais estão publicadas no site, e vale a pena dar uma olhada, porque algumas são muito bonitas). Afinal, se filmes como A Música Segundo Tom Jobim (de Nelson Pereira dos Santos), Música Barroca Mineira (do Arthur Omar), Pixinguinha (do J.C. Horta) e Hermeto, Campeão (do Thomas Farkas), entre muitos outros, foram tão pouco citados, talvez isso se deva não à qualidade mas justamente ao fato de serem filmes pouco vistos, indisponíveis em vídeo e raramente exibidos em cinema. E exibir grandes filmes desconhecidos não seria um dos objetivos de um festival como esse?
Então, começa aqui a campanha: essa mostra tem que ter Lado B!
(Ok, admito: a vontade de ver A Música Segundo Tom Jobim pra mim é um motivo mais do que bom pra defender essa versão complementar da mostra)
Daniel Caetano