25.3.04

Contracampo: Sganzerla

Bem, a Contracampo faz a sua homenagem - e mais material deve ser publicado na próxima edição. Mas não é a primeira vez que tem coisa sobre Sganzerla na Contra. Segue aí uma lista de links com artigos diretamente relacionados a mister Sgan:
- Logo nas primeiras edições o Bernardo escreveu sobre Tudo é Brasil, num texto dedicado ao filme e noutro tecendo algumas comparações com Central do Brasil (essa oposição, como já se contou por aqui, foi um dos estímulos pro Ruy e o Bernardo criarem a revista).
- Na edição 14 tem um artigo do Ruy também sobre Tudo é Brasil, numa revisão do ano que terminava.
- Na edição 21 tem um texto do Ruy e do Juliano sobre a encenação de Savannah Bay no teatro.
- Na edição 27 há um dossiê que inclui o manifesto de apresentação de O Bandido da Luz Vermelha, Cinema Fora da Lei, escrito por Sganzerla, e a histórica entrevista para o Pasquim de Sganzerla e Helena Ignez, "A Mulher de Todos e Seu Homem".
- Na edição 30 há um artigo meu sobre A Mulher de Todos.
- Na edição 38 há uma entrevista com Helena em que ela fala longamente sobre suas atuações nos filmes com Sganzerla, e há dois bons textos de Sganzerla sobre A Mulher de Todos : o press-release do filme e o texto de apresentação do diretor na página de "filme em questão" do JB da época.
- Na edição 42 há um texto de Sganzerla sobre O Padre e a Moça de Joaquim Pedro, além de uma outra entrevista com Helena Ignez.
- Na cobertura das mostras feita na edição 53 há o texto do Ruy sobre O Signo do Caos.
- E na edição 56 a gente publicou aqui no PG um texto do João Lanari sobre o sujeito e sua carreira.

ATUALIZAÇÃO: No comentário aqui embaixo, Bernieoak me lembrou de um escrito dele que ficou faltando nessa listagem, um artigo falando de Sganzerla justamente na edição que a Contra dedicou a alguns de seus diretores atuais prediletos.
Daniel Caetano