1.12.03

Retrospectiva Julio Bressane 2003
Depois da versão carioca em 2002, São Paulo vai receber entre os dias 12 e 23 de Dezembro a Retrospectiva Julio Bressane: Cinema Inocente, mostra quase completa (ficaram de fora os filmes ditos "perdidos" e os ainda não estreados), com 30 obras do cineasta (entre filmes e videos) e organizada pela Contracampo no espaço do CineSesc.

Além de clássicos como O Anjo Nasceu e Matou a Familia e Foi ao Cinema (em cópia nova), serão exibidos filmes inéditos em São Paulo há pelo menos 10 anos (como os três títulos da Belair Filmes) e algumas pérolas recuperadas especialmente para retrospectiva, como os dois filmes do exílio londrino do cineasta (Memórias de um estrangulador de Loiras e Amor Louco/Crazy Love, de 1971 - esse último ganhando também uma nova matriz patrocinada pelo evento a partir da única cópia do filme disponível no Brasil).

Para complementar a maratona, serão realizados ainda dois Debates (um com Jean-Claude Bernardet e Arthur Autran, dia 13/12, outro com a presença do próprio Julio Bressane, dia 17/12), além de uma exposição de cartazes com uma trajetória completa de seus quase quarenta anos de cinema. Mais informações e a programação completa vão estar aqui no site a partir do dia 12/12. Está feito o convite!

Ah, já íamos esquecendo: será distribuidos aos presentes um Catálogo Retrospectivo (1200 exemplares), com documentos inéditos, fotos e uma entrevista exclusiva dada pelo cineasta ao nosso editor-curador-mediador, Ruy Gardnier.
(Felipe Bragança e Marina Meliande)