28.11.03

Brasília!
A Contracampo comemora (efusivamente!) com seus redatores Felipe Bragança e Marina Meliande o prêmio que ganharam no Festival de Brasília - melhor direção em curta-metragem de 16 mm com o filme Por Dentro de Uma Gota D'Água (o mesmo prêmio que o Eduardo ganhou há dois anos com seu Sol Alaranjado).
Considerando o histórico de alguns dos concorrentes da competição de longas, até que a premiação de Brasília foi razoavelmente tranquila. Talvez tenham de fato sacaneado o Carlão, mas Don Carlone, mesmo com a cabeça quente, continua sendo um gentleman, sempre gentil com os amigos - disse que, de fato, o filme do Bressane era o melhor da competição, coisa de que discordo ser ter visto ainda o seu Garotas do ABC (afinal, já vi O Signo do Caos). Mas isso são preferências pessoais, nunca fui grande fã de Bressane (com a exceção do fabuloso Bethania Bem de Perto).
Agora, prêmio da crítica pra versão que Tendler fez de Glauber, olha, esse eu vi no Festival do Rio, e fala sério... é o baiano rosnando contra o cinema óbvio num depoimento de arquivo e sendo traído na sequência seguinte por uma explicaçãozinha piegas e óbvia (e burra) de um mundo que, para o narrador, está sempre se dividindo em dois pólos - em uma animação digital realmente constrangedora. Nada menos glauberiano, ainda mais com aqueles depoimentos apelativos e pretensamente 'emocionantes'. Era mesmo preciso enxertar as tais animações digitais e esticar um documentário televisivo, enfraquecendo e encarecendo o filme só pra ampliar pra película e exibição em cinema? Triste mesmo.
De todo jeito, há alguma justiça histórica em ver Tendler dedicar sua obra ao inesquecível embaixador Carrilho. De fato, ele merece.
******************************
Sobre o filme do Felipe e da Marina, vale lembrar que vai ser exibido aqui no Rio na mostra Curta Cinema, que começa hoje, rolando no CCBB, no Odeon, Estação e mais alguns lugares.
Ah, e eu já ia esquecendo! A sessão de parceria da Curta Cinema e do Cachaça Cinema Clube que vai rolar no domingo vai exibir Desencontro, o filme renegado de Ed Valentón!(na verdade, nosso editor diz que não renega, mas que não é um filme). Se já não fosse por essa razão, de todo modo é um Cachaça Cinema Clube, portanto é imperdível, como o Fernando gosta de salientar.
(Daniel Caetano)