28.11.03

Caceta!
Outra coisa: eu queria comentar dois lances sobre o filme dos Cassetas. Primeiro que é meio bizarro pra um fã da TV Pirata ver que os bons atores do programa foram fazer cinema com roteiristas que fazem piadas ruins e os roteiristas engraçados acreditaram que eram atores engraçados... bom, de todo modo há anos que muita gente acha os cassetas engraçados, então eu devo ser minoria mesmo.
Mas, bem, nosso editor Ruy notou sua estrela solitária entre o festival de bolas pretas dadas pela equipe da Contra ao filme e justificou lembrando de algumas piadas que lhe pareceram realmente engraçadas. Na verdade eu não gostei muito de nenhuma delas, não achei nenhuma engraçada ao ponto me fazer gargalhar - mas há uma piada no filme que me impressionou. Fiquei na dúvida se era ironia ou cinismo (o que pode não ser bom pra imagem do piadista mas é bom pra piada), mas confesso que fiquei estatelado na cadeira com o início do filme, ou melhor, o antes-do-início, quando entram as primeiras cartelas de crédito: aparecem então as cartelas da lei do audiovisual e das empresas incentivadoras, todas estatais, como já notou por aqui o Valentoni. E qual é a música? É Zeca Pagodinho cantando "Noventa milhões em ação/ Pra frente Brasil...". Ouvir falar em noventa milhões vendo os logotipos da ajuda estatal no início de um filme é uma piada de dar calafrios - é tão forte quanto a idéia que abre o 1,99..., o filme recente do Masagão. Aliás, merece virar a música-tema da lei do audiovisual! Agora, sempre que eu ver o logo da lei seguido do logo da Petrobras já tenho o que cantarolar: "Noventa milhões em ação/ pra frente brasil, salve a seleção..."
(Daniel Caetano)