30.10.03

A Lapa está voltando a ser a Lapa?
Pois é, rolou a volta do Cachaça Cinema Clube. Sessão bacana, pessoal animado, rever o Documentário foi bem legal, e no mês que vem vai ter festa do Cachaça no Bola Preta de novo (um dos DJs convidados é editor da Contra...).
Legal, legal mesmo. Depois fui dar um pulo naquela que talvez seja no momento a melhor roda de samba do Rio, a dos Anjos da Lua (Galotti, Rubinho, Pedro Holanda, Mariana, Pedro Miranda e Sandrinho), que rola toda quarta-feira à noite no Clube dos Democráticos (rua do Riachuelo, 91). Foi ótimo o samba, sempre é bom, mas não deu pra evitar a constatação no caminho - estão matando a pau a noite da boemia a céu aberto na Lapa. Tava chuviscando, e talvez isso não tivesse ninguém bebendo e conversando na rua (ainda não tão tarde, umas onze e meia). De todo jeito, segurança na área não faltava, já que, mesmo com a garoa, tinha lá em frente aos bares da Joaquim Silva aquelas viaturas todas que a polícia começou a manter lá nos últimos tempos.
Talvez seja pra proteger os bares e seus frequentadores, coisa que não acontecia quando estavam cheios. Legal. Esqueçamos a hipótese deles terem esvaziado por conta das viaturas. De todo jeito, é admirável a bravura demonstrada por nossos governos (estadual, com a polícia, e municipal, com os guardas civis) em proteger a população desse perigo para a segurança pública: pessoas bebendo e conversando nas ruas à noite.
******************************
Enfim... bom, cinema: hoje, quinta-feira, lá na sala de cinema da Estácio tem a estréia do Cineclube Plano Geral (confesso que achei o nome pouco criativo), feito pelo pessoal do curso de cinema e pelo pessoal da Cavídeo. Vão exibir dois documentários do Nelson Pereira dos Santos, o Meu Cumpadre Zé Ketti (que fica mais bonito a cada revisão) e o primeiro episódio de Casa Grande e Senzala (que é o episódio mais fraco - o episódio sobre os negros é muito bom e o sobre os índios é uma das melhores coisas que Nelson já fez, na opinião deste aqui). Depois tem debate com vários convidados (entre eles estará, até segunda ordem, o próprio Nelson).
Depois, pra comemorar a abertura do cineclube, tem festa Beat Acelerado lá no Cine-Buraco.
(O estranho da festa Beat Acelerado é que o repertório se centra nos anos 80, como se sabe, mas os DJs se recusam a tocar Blitz, Ultraje a Rigor e Madonna, só... falando sério, pode um negócio desses?)
******************************
Pra fechar as dicas da semana: sexta é o dia das duas últimas sessões da mostra Cinema Brasileiro - A Vergonha de Uma Nação.
(Daniel Caetano)