9.5.06

Presépios

No sábado, dia 06 de maio, fui ao Centro Cultural Banco do Brasil para assistir a um vídeo dirigido pelo ator, poeta e cineasta Emmanoel Cavalcanti, intitulado Presépios. Era uma sessão para convidados. Cavalcanti queria mostrar para amigos, em primeira mão, este seu mais recente trabalho.
São 57 minutos de imagens de um grande e elaborado presépio, durante os quais ouvimos a voz de Cavalcanti narrando passagens da história de Cristo entremeadas por lembranças de sua infância, sobretudo ligadas à figura de sua mãe. Cavalcanti adapta poeticamente os textos sacros e canta, sem acompanhamento algum de instrumentos, algumas músicas religiosas. Sucedem-se as imagens do presépio do princípio ao fim.
É um vídeo marcante, pois é verdadeiramente religioso em sua postura totalmente contemplativa e em sua simplicidade franciscana. Foi realizado com apenas uma câmera, em um único cenário. A voz de Cavalcanti preenche o campo da atuação teatral-musical-poética e também documental, pois o vídeo é autobiográfico em sua emocionada recordação da figura materna.
Cavalcanti conseguiu fazer um épico com apenas um presépio. Faz lembrar outro épico minimalista, o curta Alma no Olho, de Zózimo Bulbul (1976). Provavelmente, enfrentará enormes dificuldades para ser exibido, dado o seu caráter radical: trata-se de um vídeo-oração. Deixo registrado aqui a ousadia e a coragem do gesto de Emmanoel Cavalcanti: falar de si e da fé com recursos mínimos (uma câmera digital) e máximos (a sua sensibilidade poética).
Luís Alberto Rocha Melo