3.5.06

Programação - CEP 20.000, Dom João, Valente

Programação bem animada essa semana aqui no Rio.
Hoje, além da clássica sessão cineclube no Odeon com um filme do Ferreri, tem também a estréia do documentário CEP 20000, do Daniel Zarvos, sobre o evento homônimo, que acontece há mais de quinze anos no Espaço Sérgio Porto. É lá mesmo que o filme vai ser exibido hoje, quarta-feira, 3 de maio, às 20hs. O aviso ficou meio em cima, mas vale o registro. É comum ouvir críticas ao CEP que, na verdade, são dirigidas não a ele mas ao estilo que predomina por lá. Isso é besteira, porque o legal do CEP é ser um espaço criado para poesia e afins - esse mérito ninguém tira da iniciativa mantida até hoje aqui no Rio pelo Guilherme Zarvos e pelo Chacal. Agitação cultural é isso aí. Agora, se alguém não gostar dos poemas, aí é o caso de ir reclamar com os poetas. A existência do espaço é um troço da pesada.
Depois de amanhã, rola a estréia do curta A Re-volta do Rei João, do Guilherme Whitaker, já comentado por aqui. Trata-se do curta feito com o material filmado na filmeata feita em protesto à decisão grotesca da Secretaria municipal de Cultura daqui do Rio de só permitir o uso da lei de incentivo em 2006 para projetos sobre a chegada de Dom João ao Rio de Janeiro. Vai ser exibido junto com outros quatro curtas: Alô Tocayo, Francamente, Gringo in Rio e Seu Minervino e a viola caipira - a sessão acontece no Ateliê da Imagêm, sexta-feira, 5 de maio, às 20h30. Tem mais informações sobre os filmes no Curta o curta.
E no sabadão, como já sabe quem leu a matéria do Globo citada aí embaixo, vai rolar uma sessão com os filmes do nosso ex-editor Eduardo Valente na já tradicional sessão cineclubística da ABD&C, que acontece aos sábados na Casa de Rui Barbosa. Vão exibir os três curtas do Eduardo e também os dois clipes dos Los Hermanos que ele dirigiu - isso rola na Casa de Rui Barbosa, em Botafogo, no dia 6 de maio, às 16hs.
Daniel Caetano