25.5.06

Cobertura de Cannes na internet

O Festival de Cannes se aproxima da premiação e já podemos ter uma boa idéia de como anda o clima na Croisette. Durante o festival, muitas das principais revistas eletrônicas (ou as tradicionalmente impressas que têm página on-line) se dedicam a uma cobertura diária. Destaquemos aqui algumas coberturas interessantes, que merecem ser vistas mesmo terminado o festival:

Diários e críticas - Eleito pela revista Les Inrockuptibles um dos 50 melhores blogs de 2005, o Contrechamp, nosso xará criado pela francesa Sandrine Marques, cobre diariamente o festival com muitas fotos (algumas captando instantes realmente especiais), mini-críticas sobre os filmes e uma atenção toda especial aos eventos paralelos às mostras (happenings, intervenções inesperadas, protestos, instalações, festas em que se perde a linha). A mesma Sandrine escreve para a revista on-line Plume Noire, em que ela e Moland Fengkov criticam os filmes da seleção oficial em três ou quatro concisos parágrafos, sempre preocupados em se posicionar em relação às aparentes preferências da crítica francesa.
Na recém-nascida Cinética, Eduardo Valente envia seu "Diário de Cannes" com críticas e comentários sobre os filmes, mapeamento de tendências, confissões cinéfilas e algumas descrições de situações inusitadas, basicamente no mesmo clima da cobertura de Cannes que ele fez aqui na Contracampo nos últimos anos, ou seja, uma viagem cinéfila com traços bem pessoais e sem deixar de lado o rigor crítico.
Kleber Mendonça Filho, em seu site Cinemascópio, também está publicando sua cobertura do Festival, como costuma fazer há vários anos com o rigor que lhe caracteriza.
O "minuto Gérard Lefort" é um formato descontraído em que o crítico do Libération exibe uma imagem e faz um breve comentário nela baseado. O time de redatores do "Libé" que cobre o festival (incluindo o próprio Lefort) escreve críticas extensas, bem elaboradas, além de fazer também um "estudo de comportamento" do festival (ver especialmente os textos "Croisette: éternel remake", de Gérard Lefort e Didier Peron, e "Les nouveaux gourous du goût cinéphile", de Antoine de Baecque).

Chats - Tanto os Cahiers du Cinéma quanto o Libération, dois veículos de peso da França, estão apostando no chat em suas versões on-line. Nos Cahiers, além da redação, há constantemente a presença de convidados, e basta se inscrever para participar da conversa (mas suas perguntas são filtradas por um moderador que decide se elas participam ou não do debate). Amanhã, dia 26, o convidado é Thierry Jousse (ex-editor da revista e hoje também cineasta) e o assunto é Wong Kar-wai. O debate será às 17:30 no horário da França.
No site do Libération, o anfitrião do chat é Antoine de Baecque, também ex-Cahiers (e autor daquela extensa biografia de François Truffaut já publicada aqui no Brasil), e hoje redator-chefe da parte de cultura do jornal francês. É colocada uma pergunta de parti pris, os internautas lançam suas questões a partir dessa questão inaugural e o Antoine de Baecque responde com entusiasmo que varia de uma frase à outra. Sem dúvida é uma proposta interessante e preocupada, sobretudo, com a avaliação de tendências da programação de filmes e com o comportamento do júri.
Por enquanto é isso. E lembrando que na próxima edição da Film Comment certamente terá o texto em que Kent Jones traça seu panorama de Cannes, texto geralmente disponível on-line (torcemos para que isso não mude este ano).
Luiz Carlos Oliveira Jr.