23.12.04

Uma historinha de Federico Fellini

Prometi ao editor Valentón contar aqui uma estorinha como complemento à notinha abaixo - então vai aí:
Numa entrevista, perguntaram a Fellini sobre os comerciais que fora chamado para criar depois que sua fama como cineasta era imensa. Ele contou então uma história sobre o último roteiro para um comercial que escrevera. Era um filmete publicitário para um banco que pretendia se anunciar como hiper-seguro. Fellini então pensou na seguinte estória: dois ladrões entram no banco e gastam todo o tempo tentando perfurar a caixa-forte - e, enquanto eles perdem tempo na tarefa, a polícia recebe o alarme e corre para a agência assaltada (dá pra imaginar que aqui seria uma narrativa com a clássica estratégia do suspense através da montagem paralela). Pois bem, quando enfim os bandidos terminam de abrir o cofre, já cercados pela polícia, eles descobrem que lá dentro não há nada além de um bilhete, onde se lê que "este banco está falido devido ao cachê de Federico Fellini"...
Infelizmente, parece que a instituição não aceitou o roteiro de Fellini.

De todo modo, para ser sincero, não lembro em que enrevista ele conta esse caso - e, além disso, o próprio Fellini admitia que gostava de inventar estórias em suas entrevistas.
Mas tudo bem - acho que, como dizem os italianos, essa história, se não for verdadeira, é um bom achado.
Bem que um dos moços contratados podia arriscar um filmetinho desses, vocês não acham? Afinal, foram escolhidos pelo talento e, não custa lembrar, vão ter total liberdade de expressão!
Daniel Caetano