18.12.04

Sinopse Nova e reedição de Glauber em Sampa

Duas boas notícias: vai ser lançada a nova edição da Revista Sinopse (número 10); e, como já se noticiou por aí, vai ser relançado o livro Revolução do Cinema Novo, um dos últimos trabalhos de Glauber Rocha.
Sobre a Sinopse, as edições anteriores são a melhor apresentação que se pode ter - é mais do que bem-vinda ao front a chegada desse novo número.
Sobre a Revolução..., é muito curioso reler o livro mais de duas décadas depois dele ter sido editado. Não só pela presença fantasmagórica que Glauber Rocha ainda mantém nas discussões sobre cinema brasileiro, mas também porque alguns dos principais personagens das ações políticas atuais (no caso Ancinav ou nas leis de incentivo) são figuras centrais do Cinema Novo - um movimento cujos integrantes, nos últimos tempos, cada vez mais parecem com uma trava anti-movimento. Aquelas questões incômodas, no entanto, continuam por aí.

O que os dois lançamentos têm em comum? Os dois vão ser lançados em Sampa nesta segunda-feira, dia 20/12, com coquetel, no Espaço Unibanco, às 19hs. Depois, às 20hs, tem exibição de Câncer, um dos melhores filmes de Glauber Rocha, seguido de debate sobre esse tema espinhoso que são as relações entre Cinema Novo e cinema brasileiro contemporâneo, com Alfredo Manevy e Ismail Xavier.
Daniel Caetano