8.12.03

Informes mil
Vamos começar aqui pelo PG mesmo: já temos contracampete(s) e contracampão do mês. E chegou ao fim o folhetim do Guilherme, O Inacreditável Fenelon, que muito orgulho nos deu em ter publicado por aqui.

Saindo da Contra, mas ainda na internet: já há alguns meses foi publicada a nova edição da revista argentina Otrocampo, centrada no tema A Cidade e o Cinema, com ensaios diversos sobre a relação dos retratos cinematográficos com as cidades que os originam - descontem a auto-propaganda, porque tem um artigo meu por lá, mas há outros ensaios que são bons pra caramba e merecem a leitura.

Outra na internet: há um novo site de cinema na praça bastante bom, feito por uma turma bacana do ABC paulista. É o Cinema Imperfeito, que desde já merece uma boa visita pra ler o artigo do Francis Vogner sobre o Jairo Ferreira, entre outros. Boa sorte aí pra turma.

Vamos à programação,começando por Sampa, que vai estar tremendamente animada em termos de cinema esses dias: no CCBB, Sampa recebe a mostra Inquietações Subterrâneas - Cinema Russo experimental e de Animação Contemporâneo, exibindo uma retrospectiva da obra de Yevgeniy Yufit (1984-2002), virtualmente desconhecido no Brasil - taí boa oportunidade pra conhecer. Enquanto isso, o CineSesc está apresentando desde o dia 3 a IV Retrospectiva do Cinema Brasileiro, que vai até esta quinta-feira, dando aos paulistanos uma boa oportunidade de rever filmes como Nelson Freire, Separações e Ônibus 174. Depois, começa a mostra Julio Bressane que está sendo organizada pelo pessoal aqui da Contra junto com o CineSesc (isso ainda vai render uma pauta especial a ser publicada aqui, como o Felipe já avisou).

Aqui no Rio, temos a 9ª Mostra de Cinema Etnográfico, que pediu que a gente divulgasse que serão realizados um workshop ("A Construção do Filme Etnográfico", com Carlos Rodrigues Brandão e José Inácio Parente) e dois seminários ("Atualidade do Cinema Digital" e "Filmagens em Condições Adversas", os dois coordenados pelo Luiz Carlos Saldanha, o que por si só já é motivo pra recomendação). Pra quem quiser se inscrever, é só tratar com o Emílio no e-mail emiliodomingos@hotmail.com.

Enquanto isso, numa certa galeria em Laranjeiras...
Deixamos o melhor pro final: enquanto isso, a Sessão Jiguê do Cine-Buraco, reprisando a mostra Cinema Brasileiro - A Vergonha de uma Nação, vai exibir nessa sexta-feira, dia 12/12, o filme Emanuelo, o Belo, do mítico Nilo Machado (o célebre autor da regra "tudo monta", vejam o filme e vocês entenderão...). Pra quem não viu, é programa imperdível. É às 21h30 de sexta-feira e o Cine-Buraco fica na galeria 336 da Rua das Laranjeiras. Na semana que vem, dia 19/12, o filme a ser exibido é Com As Calças Na Mão, do Carlo Mossy.

É isso.
(Daniel Caetano)