1.11.07

Jairo Ferreira em dose dupla + Nuevo Cine Argentino

Atualmente dois cineclubes desenvolvem as suas atividades na histórica Cinemateca do MAM. São eles o cineclube Tela Brasilis, especializado em filmes brasileiros clássicos, e o cineclube Sala Escura Sessão Latina, dedicado ao cinema latino-americano de todas as épocas. Nesta quinta-feira, às 18:30, na Cinemateca do MAM, esses dois cineclubes promoverão a sua primeira sessão conjunta depois de 4 anos compartilhando o mesmo espaço. A sessão que celebra a união do Sala Escura e do Tela fará a junção Jairo Ferreira/Nuevo Cine Argentino. O Sala Escura projetará o primeiro filme de Pablo Trapero, o curta Mocoso Mal Criado (1993) e o mais festejado curta de Lucrecia Martel, Rey Muerto (1995). O Tela Brasilis exibirá, depois de muitos anos sem ser exibido no Rio, o único longa de Jairo Ferreira, O Vampiro da Cinemateca.

E o programa não acaba por aí, pois o mesmo Jairo Ferreira terá uma sessão de curtas no Odeon, às 21:30, organizada pelo Curta Cinema. Não custa lembrar que o falecido Jairo é um dos principais críticos nacionais já existentes, e sua fama de cineasta talvez só não seja maior pois seus filmes raramente são vistos. Em São Paulo, uma sessão muito parecida foi tão elogiada por nossa redação paulista que até gerou um texto entusiasmado do Filipe.

Nessa véspera de feriado, então, é dever cívico do carioca rumar ao MAM e ao Odeon, que raramente os cinemas cariocas estão acompanhados de eventos (e filmes) tão interessantes.
Estevão Garcia e Leonardo Levis