18.9.07

Top 35 - Festival do Rio 2007

Como sempre, a terceira semana de setembro é o momento de colocar em segundo plano tudo que não for cinema para se atualizar com alguns dos filmes mais interessantes dos últimos anos. Há lacunas, como sempre (e uma particularmente sentida é Hou Hsiao-hsien e seu A Viagem do Balão Vermelho, mas há mais: Wong Kar-wai, Brian De Palma, Cronenberg...), mas esse ano vem com uma seleção internacional de dar água na boca. É verdade que as retrospectivas deixaram muito a desejar (para quem não sabe, John Wayne passará todo em dvd, o que fará com que justificadamente passemos todo o festival sem sequer mencionar a homenagem), merecendo destaque especial apenas os filmes da China nos anos 30 e 40, considerado um período de ouro na tradição cinematográfica do país. Dos que serão exibidos, o filme mais comentado é Primavera numa Cidadezinha, clássico maior do cinema chinês, que chegou a ter uma refilmagem rodada por Tian Zhuangzhuang (que o próprio Festival do Rio exibiu em 2002). Mas os principais destaques são mesmo os filmes contemporâneos.
Como sempre, cabe lembrar que essa é uma lista de apostas, não de certezas (afinal, a maioria dos filmes ainda não foi vista por ninguém da redação), e que corresponde à curiosidade que temos pela carreira do diretor, pela repercussão que os filmes tiveram nos festivais pelos quais passaram, pelo boca-a-boca ou mesmo por alguma outra coisa que chame a atenção. Também não são escolhas individuais do redator (que, por exemplo, não gosta do último filme de Tsai Ming-liang): a lista representa, em linhas gerais, parte da expectativa da equipe de Contracampo com os filmes mais recentes de seus autores favoritos e alguns realizadores promissores que talvez venham dar o que falar. Mais uma vez, a lista vai dividida em três partes distintas.

Os obrigatórios
Síndromes e um Século, de Apichatpong Weerasethakul
O Estado do Mundo, de Wang Bing, Pedro Costa, Apichatpong Weerasethakul, Chantal Akerman, Vicente Ferraz e Ayisha Abraham
Cristóvão Colombo – O Enigma, de Manoel de Oliveira
Sempre Bela, de Manoel de Oliveira
Floresta dos Lamentos, de Naomi Kawase
Império dos Sonhos, de David Lynch
Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho
Paranoid Park, de Gus Van Sant
A Prova de Morte, de Quentin Tarantino
Não Toque no Machado, de Jacques Rivette
Go Go Tales, de Abel Ferrara
I'm Not There, de Todd Haynes
Mulher na Praia, de Hong Sang-Soo

Fortíssima expectativa
Nascido e Criado, de Pablo Trapero
Lady Chatterley, de Pascale Ferran
Eu Não Quero Dormir Sozinho, de Tsai Ming-liang
4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias, de Cristian Mungiu
Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto, de Sidney Lumet
Uma Moça Dividida em Dois, de Claude Chabrol
Une vieille maîtresse, de Catherine Breillat
O Sol, de Aleksandr Sokurov
As Testemunhas, de André Techiné
Papel Não Embrulha Brasas, de Rithy Panh
Andarilho, de Cao Guimarães

Grande curiosidade
A Cada um seu Cinema, de Theo Angelopoulos, Olivier Assayas, Billie August, Jane Campion, Youssef Chahine, Chen Kaige, Michael Cimino, Joel e Ethan Coen, David Cronenber, Luc e Jean-Pierre Dardenne, Manoel de Oliveira, Raymond Depardon, Atom Egoyan, Amos Gitai, Alejandro González Iñarrítu, Hou Hsiao-hsien, Aki Kaurismaki, Abbas Kiarostami, Takeshi Kitano, Andrei Konchalovski, Claude Lelouch, Ken Loach, Nanni Moretti, Roman Polanski, Raul Ruiz, Elia Suleiman, Walter Salles, Tsai Ming-liang, Gus Van Sant, Lars von Trier, Wim Wenders, Wong Kar-wai e Zhang Yimou
Armênia, de Robert Guédiguian
Em Paris, de Christophe Honoré
Lust, Caution, de Ang Lee
Planeta Terror, de Robert Rodriguez
Smiley Face, de Gregg Araki
Antiga Alegria, de Kelly Reichard
O Expresso Darjeering, de Wes Anderson
De Volta à Normandia, de Nicolas Philibert
Paprika, de Satoshi Kon
Silenciosa Luz, de Carlos Reygadas

E ainda tem nomes que podem surpreender, como Im Sang-Soo, Goro Miyazaki... Mas, enfim, aposta é aposta e essas aí são as nossas... Bom Festival.
Ruy Gardnier