16.10.07

Jabor no Rio, Khouri em SP e Polvos em BH

Nesse meio-tempo entre o Festival do Rio e a Mostra de SP, seguem três destaques:

No CCBB do Rio, começa hoje uma mostra em homenagem ao Arnaldo Jabor, 40 anos de Opinião Pública. Vale a atenção pelo menos por dois motivos: primeiro porque os filmes do Jabor são bons; segundo e em decorrência disso, porque vê-los em retrospectiva e ter a oportunidade de debates sobre os filmes e sobre a própria figura do Jabor permite que a gente reflita sobre esse percurso que ele fez, tanto de cineasta a comentarista de jornal e televisão quanto de integrante de uma geração inconformada a essa figura que a gente vê hoje... Enfim, o que eu acho mais esquisito nisso é que costumo gostar muito dos filmes do Jabor, mas confesso que sempre fico preocupado quando ouço falar que ele vai voltar a filmar. Enfim, espero que volte mesmo e que se saia bem, porque o Jabor se saía bem melhor como cineasta do que como comentarista de TV e jornal.

Em SP, o Museu da Imagem e do Som apresenta a partir de amanhã uma mostra de filmes do Walter Hugo
Khouri. Aqui na Contra há bastante divergência com relação ao valor dado aos filmes do Khouri. Bem, eu gosto muito de alguns, não de todos. Gosto especialmente de As Amorosas, o filme com Paulo José, Jacqueline Myrna e Anecy Rocha que Khouri fez em resposta a todo o contexto do final dos anos 60. É um filme egóico, melancólico e pessimista, como quase todos os do Khouri (alguns são mais bem-humorados, outros são mais sombrios), mas de certa maneira nos conduz a esse sentimento e nos faz partilhar dele, e só por isso já seria um filmaço. Vão exibir outros filmes bastante interessantes, como os clássicos Noite Vazia e Corpo Ardentes, assim como o seu último filme a entrar em circuito, As Feras. Isso rola de 17 a 21 de outubro, com sessões às 19hs e 21hs.

Por fim, o destaque maior vai não para uma mostra, que já acabou, e sim para a cobertura feita a ela. Nós aqui do eixão ficamos imersos nos Festival do Rio, mas na semana passada rolou em BH o festival Indie, que é organizado pelo pessoal da Zeta Filmes e, além de ter apresentado um panorama internacional como todo ano, em 2007 fez uma mostra com quase todos os filmes do Hong Sang-Soo (foram exibidos seis dos sete que ele já fez). Como os leitores devem lembrar, há algum tempo a Contracampo já dedicou uma pauta aos seus filmes. E, tendo em vista isso e a recente exibição dos seus filmes em BH, aproveito a ocasião para passar o link do Filmes Polvo, site feito por um pessoal de Minas que tem uma cobertura do Indie 2007 a se conferir - além de todo o panorama, há mais de um texto para cada filme exibido do Hong Sang-Soo. Vale dar uma boa olhada - os textos do site são sempre bem legais. E os polvos já são parte da turma (de quebra, recentemente ganharam o reforço do Marcelo Miranda).
Daniel Caetano