19.9.07

Top 1 - Festival do Rio

Só pra completar a notinha do Ruy aí embaixo, há ainda um título que eu adicionaria: chama-se A Etnografia da Amizade, foi realizado por Ricardo Miranda e é sobre o cineasta Paulo César Saraceni. Tive a oportunidade de ver os primeiros minutos do filme numa telinha de computador e posso dizer que o que vi é muito bonito.
Aqui no meu exílio semanal em Rio das Ostras, onde dou aula, já estou me acostumando à idéia de que vou ter que perder boa parte dos filmes considerados obrigatórios que vão ser exibidos. É pena, mas faz parte do jogo e eu tenho que manter meu ganha-pão dando aulas durante a semana, a 200 km do Rio.
De todo jeito, há algumas coisas que não dá pra perder de jeito nenhum. Os filmes do Lynch e do Tarantino eu estava incluindo nesse pacote, mas agora já foi anunciado que estão comprados e vão estrear, então não bate mais aquele desespero pra encaixar no horário de qualquer jeito - o mesmo se dá com o filme do Coutinho, que logo vai estrear também. O filme do Van Sant, que naturalmente já não me provocaria empolgação, vai ser exibido em digital, apesar de ter sido feito em película, e por isso foi lá pro fim da fila. Além dele, também toda a mostra de filmes chineses no Palácio será composta de cópias digitais - no caso dos chineses, é DVDzão mesmo.
Então, no fim das contas, tem uns filmes orientais contemporâneos que tem que ver agora ou corre-se o risco de não ter mais chance (a não ser pela web), tem o do Rivette cuja presença ainda é incerta - e tem A Etnografia da Amizade, que ficou pronto depois de mais de vinte anos de trabalho e agora vou ter a oportunidade de assistir por inteiro. Serviço: vai ser exibido no Odeon no dia 27 e no CCJF no dia 29.
Daniel Caetano