29.7.06

E eis que...

...após um festival de Cannes morno e - em geral - sem grandes revelações, surge Veneza. Normalmente considerado o segundo grande festival mundial, tanto em termos de pompa quanto de qualidade cinematográfica, esse ano os curadores resolveram fazer com que qualquer admirador do cinema tenha vontade de gastar suas poupanças, comprar uma passagem para a cidade italiana e passar duas semanas desprezando as gôndolas em nome da quantidade enorme de filmes novos dirigidos por realizadores essenciais.
Só na competição oficial, destacam-se nomes como Brian de Palma (e seu ultra-esperado The Black Dhalia), Alan Resnais, a dupla Straub e Huillet, Johnnie To, Tsai Ming-Liang, Paul Verhoeven e o tailandês de nome impronunciável e cinema inclassificável Apichatpong Weerasethakul. É torcer para que o Leão de Ouro não fique com Stephen Frears, Darren Aronofsky ou mesmo Emilio Estevez!
Fora de competição, temos ainda filmes inéditos de Kiyoshi Kurosawa, Manoel de Oliveira e David Lynch. E na mostra Orizzonti o filme novo de Shinji Aoyama, além de documentários inéditos de Spike Lee (sobre o furacão Katrina) e Jia Zhang-Ke. Ufa...
Mas não é que, além de tudo isso, Suely, o novo e esperado filme de Karim Ainouz - um dos mais competentes e promissores realizadores brasileiros atualmente - estará marcando a presença brasileira, nesta mesma mostra Orizzonti? E para coroar o festival com nossas cores, retrospectiva de Joaquim Pedro de Andrade, o diretor de um dos filmes (Guerra Conjugal) que fizeram com que nosso editor Ruy Gardnier se apaixonasse pela sétima arte. Digamos que, se não fosse por esse cineasta, possivelmente a Contracampo nem existiria...
Agora - que comprar passagem para a cidade italiana não é para qualquer um - é torcer para que estes filmes cheguem ao Festival do Rio, ou, pelo menos, à Mostra de São Paulo (porque mudar de cidade, convenhamos, não é como mudar de país...) E não é por nada não, mas parece que não é só no futebol que a Itália anda ganhando a briga com os franceses... mas o espetáculo, nesse caso, felizmente é de alto nível.
Leonardo Levis