24.7.06

Para registro

Presente a um debate da mostra Raízes do Século XXI que rolou na semana passada na Caixa Cultural, Walter Salles condenou a polêmica midiática que ocorreu há dois anos por conta da criação da Ancinav e, para exemplificar, contou ter sido procurado por um jornal e uma revista semanal, no auge da crise, para dar sua opinião - que, segundo ele, era favorável à criação do órgão, ainda que criticasse a redação de alguns artigos. Esta opinião, no entanto, não foi publicada - segundo ele, justamente porque não havia interesse em apontar aos leitores o outro lado da questão.

Bem, aí fiquei curioso e tomei a liberdade de lhe perguntar quais foram os veículos que, depois de procurá-lo (na época do lançamento de Diários de Motocicleta), não quiseram publicar a sua opinião. Terminei a pergunta comentando que, pelas matérias publicadas na ocasião, eu desconfiava que os veículos a que ele se referia eram o jornal O Globo e a revista Veja - acho que quem leu as matérias daquela época concordará com a minha intuição.
Walter Salles fez uma referência irônica ao Materazzi ("Não sei o que é terrorista, eu sou ignorante") e disse que não era o caso de dizer os nomes para apontar dois ou três veículos como "os culpados", uma vez que, de um modo geral, toda a mídia tratou o assunto de forma equivocada (mas, note-se, não contestou os nomes lembrados).
Daniel Caetano