3.6.06

Ilha das Flores (mal) plagiado

Está disponível no Youtube Dance, Monkeys, Dance, um curta assinado por Ernest Cline. Nunca ouvi falar de outros trabalhos dele, mas esse aqui, como o início logo deixa evidente, é bastante "influenciado" pelo filme do Jorge Furtado, o já clássico Ilha das Flores.
Vale contar uma curiosidade acerca de influências: o Bruno Andrade (que fez parte da Contra por bastante tempo) sempre apontou uma forte semelhança entre o curta do Jorge Furtado e um filme chamado Chronique D'Un Repas (que se poderia traduzir para "Crônica de uma refeição"), do Luc Moullet. Na verdade, isso se misturava à implicância do Bruno com os trabalhos do Furtado, talvez por causa da rivalidade regional (Bruno é catarinense, Furtado é gaúcho...). Bem, até que um belo dia, há poucos meses, apareceu um artigo na Cahiers du Cinéma fazendo um longo elogio ao trabalho do Furtado, sobretudo Ilha das Flores, escrito por... Luc Moullet! O resultado é que até hoje eu sacaneio o Bruno por isso.
De todo modo, não vi o filme do Moullet (é uma pena, gostaria de ver), mas vi o filme do Cline. A "influência" de Ilha das Flores não é discreta - o início é praticamente idêntico (apesar de, curiosamente, o filme americano ter uma produção bem mais pobre). No entanto, afora questões meio velhas e talvez ultrapassadas sobre originalidade e cópia, o filme de Cline me pareceu bastante inferior pelo seguinte motivo: ele todo parece ser uma declaração de nojo e desprezo pela humanidade - atitude absolutamente contrária à do filme do Furtado e, de resto, uma perspectiva lamentável para qualquer filme.
De todo modo, para quem quiser tirar suas próprias conclusões, fica o link ali no alto dessa nota.
Daniel Caetano