2.6.06

Humor à Francesa

Dessa mini-mostra de comédias francesas que começa hoje no Odeon-BR, a maioria da lista é de comédia populares - a exceção é o filme do Bruno Podalydès.
Os Bronzeados e Papai noel é um picareta são filmes cult, desses que o pessoal vê e revê e a galera comenta em reuniãozinha quando rola sessão nostalgia. Ambos foram escritos e são interpretados por uma trupe que ficou famosa: La Troupe du Splendid (Josiane Balasko, Michel Blanc, Thierry Lhermite, Gérard Jugnot,Christian Clavier e Marie Anne Chazel). Todo mundo na França conhece motes e frases desses filmes. Eu diria que são bem interessantes, satíricos. Os Bronzeados, do Patrice Leconte, caricatura a classe média dos anos 70. O Papai noel é um picareta vai no estilo 'Feios, sujos e malvados'.
O Asterix e Obelix: Missão Cleópatra é uma bela tentativa de adaptar e atualizar o humor do gaulês. Tem algumas boas sacadas. O diretor é oriundo da tv, onde era humorista.
Os Visitantes é uma comédia bem clássica (tipo Rabi Jacó). Quando eu vi, achei bem divertido. O Poiré é um especialista de comédias da velha guarda, com altos e baixos.
O filme do Bruno Podalydès me decepcionou um pouco, até porque o Dieu seul me voit, primeiro filme dele,
é do caralho e esse ficou aquém. Mas é filme que vale a pena ver.
Os outros filmes da mostra eu não vi, só posso contar que o da Balasko é em cima do tema da homosexualidade feminina, não garanto a sutileza da abordagem; e o Bernie vai na onda da comédia trash, gore. O Dupontel começou com sketches muito engraçados em que o personagem principal era invariavelmente drogado, imbecil, tarado, etc. Tipo um Geraldão ainda mais trash...
Carim Azeddine