26.4.07

Conflitos entre redação e leitores...

Eu estava dando uma atualizadinha nos links da Contra e calhei de visitar o ótimo site El Amante, argentino, que eu não lia há um bom tempo.
Como a Contra, eles só publicaram agora as listas de melhores de 2006, nas votações da redação e dos leitores. E eles também publicam as listas de piores do ano.

Dei uma lida, achei graça e fiquei lembrando de como o Ruy e o Eduardo se afligiam quando havia uma disparidade grande entre votos dos leitores e preferências da Contra. Bem, na votação desse ano da El Amante aconteceu simplesmente o seguinte: o filme preferido dos leitores é simplesmente o pior filme do ano na votação da redação! Pô, a esse ponto a gente não chegou (não que eu me lembre). Fico rindo só de imaginar a cara dos editores se um troço desses acontece por aqui (já o Ruy vai cair no riso ao ver o filme que os redatores escolheram como o pior e os leitores como o melhor). Esse ano a coisa chegou perto, já que o preferido dos leitores, o Caché do Haneke, não entrou na listra da redação - mas também não chega a ser odiado pelos redatores (ao contrário de outros filmes do diretor). Nada de errado nisso - nos anos passados, as escolhas coincidiram de um modo até perigosamente repetitivo. Mas daí a um extremo como o do site argentino já é exagero, né?
Eu queria então prestar publicamente solidariedade ao pessoal da El Amante. Afinal, se o papel da crítica é mexer com as certezas dos leitores, então eles estão seguindo o seu caminho...
Daniel Caetano