11.2.07

Produção japonesa recente na Caixa Cultural!

A Fundação Japão brinda-nos todo ano com algumas mostras, que acabam sempre trazendo títulos que não circulam de forma mais convencional, incluindo gratas surpresas e mantendo-nos em dia com parte da produção corrente do Japão. Esta semana, na Caixa Cultural, no Rio de Janeiro, a Fundação promove a curta mostra "Tudo em Japonês, Mas Com Legendas". Entre o figurinha fácil Yamada, a surpresa da presença de Clint Eastwood em, digamos, "pré-estréia", e o aclamado, mas pouco conhecido, Kazuo Kuroki, temos o último filme de Shinobu Yaguchi.
Yaguchi é um daqueles bons cineastas que constroem uma carreira praticamente desapercebidos do público e da crítica internacionais. Embora três de seus longas tenham sido exibidos no Brasil em diferentes circunstâncias - Meu Esconderijo Secreto (1997), passou na Mostra de São Paulo; Muita Adrenalina (seu grande sucesso, de 1999) e Waterboys (2001) passaram em outros eventos promovidos pela Fundação Japão -, Yaguchi segue sendo um nome desconhecido por aqui. Talvez por não ser propriamente enquadrável na categoria "cinema de arte", "cinema alternativo", "cult" ou coisa que o valha...
Sua capacidade admirável de aliar a comédia mais espontânea e "ingênua" com uma ação ágil e ritmada, em narrativas repletas de situações de estranheza, faz dele um grande alvo de interesse. Seu grande carinho pelos personagens alimenta um envolvimento constante com o desenrolar dos filmes, de forma que é praticamente impossível não se sentir cativado e não aderir ao riso em diversos momentos.
Fica aqui então a dica para conferir este que é um dos daqueles nomes fora do circuito dos "prestigiados", por fazer um cinema "discreto", sem atrativos de peso, mas ainda assim, um ótimo cinema.

Mostra "Tudo Em Japonês, Mas Com Legendas":
Sáb 10/fev: A Espada Oculta (2004), Yoji Yamada
Dom 11/fev: Cartas de Iwo Jima (2006), Clint Eastwood
Ter 13/fev: A Face de Jizo (2004), Kazuo Kuroki
Qua 14/fev: Cartas de Iwo Jima (2006), Clint Eastwood
Qui 15/fev: Swing Girls (2004), Shinobu Yaguchi
Tatiana Monassa