26.4.07

Homenagem a Mario Carneiro no CCBB

Nova auto-propaganda, mas essa é especial: começou ontem no CCBB de São Paulo a mostra Homenagem a Mario Carneiro, com curadoria assinada por mim, exibindo filmes fotografados, montados, roteirizados e/ou dirigidos por essa figura especial. Nos últimos tempos, por conta desse projeto e também por conta da edição de um documentário que andava parado, andei imerso nesse mundo de idéias e imagens do Mario, então confesso que é até difícil escolher palavras pra definir a grandeza e a importância dessa figura incrível. Fico com as palavras do Mário Lago ("um sujeito maravilhoso") e do Paulo José ("um grande artista plástico e fotógrafo"). É mais do que isso, mas com essas frases os dois atores de O Padre e a Moça já nos dão boas definições de Mario Carneiro.
Fica aqui o convite para os leitores curtirem esses filmes que existem a partir do olhar de Mario Carneiro, essa figura singular que fez o trânsito entre cinema e artes plásticas como ninguém mais no Brasil.
Homenageia-se muito pouco os grandes técnicos do cinema brasileiro - fotógrafos, montadores, roteiristas... Mario é um fotógrafo especial, um técnico-artista. Homenageando um dos maiores, esperamos também destacar a importância da união de cabeças pensantes para a realização de um filme. Não por acaso, o próprio Mario sempre foi o defensor do conceito de cinema-catedral, como criação coletiva (e desde sempre brigou por isso com seu grande amigo Saraceni, fiel aos pressupostos do cinema-de-autor).
A mostra fica até dia 6 de maio em Sampa, e no dia 15 de maio migra para o CCBB do Rio de Janeiro. A programação pode ser conferida no site do CCBB.
Daniel Caetano