14.11.05

Seminário em Londrina

Ao longo desta semana a Contracampo estará promovendo, em parceria com a Kinoarte, um seminário sobre o cinema contemporâneo, privilegiando cinematografias e/ou cineastas ainda pouco vistos e pouco debatidos no Brasil. O evento está integrado ao prodigioso quadro de oficinas da 7ª Mostra Londrina de Cinema, organizada por Rodrigo Grota, Guilherme Peraro e Bruno Gehring (mais detalhes podem ser conferidos no site da mostra).
Desde uma obra reconhecidamente decisiva para o cinema contemporâneo como Adeus ao Sul (Hou Hsiao-hsien) até a maravilhosa surpresa que representa um filme como A Virgem Desnudada por seus Celibatários, de Hong Sang-soo, o maior cineasta revelado pelo recente boom do cinema sul-coreano, a programação propõe a visita a uma parte importante desse vasto universo de filmes que aqui só chegam às salas escuras em épocas de festivais - às vezes nem isso, como é o caso de Hong Sang-soo -, e mesmo assim se restringindo ao eixo Rio-São Paulo.
Seis filmes serão exibidos de segunda, dia 14/11, até sábado, dia 19/11, na Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina, sempre às 19 horas, com entrada franca. Em todas as sessões haverá uma breve apresentação da obra e depois um debate sobre o filme, o cineasta e a cinematografia em questão. É mais uma chance de compartilhar reflexões sobre o cinema contemporâneo e, acima de tudo, cultivar uma paixão. Eis a programação completa:
dia 14 - Adeus ao Sul, de Hou Hsiao-hsien;
dia 15 - Fim de Agosto, Começo de Setembro, de Olivier Assayas;
dia 16 - A Virgem Desnudada por seus Celibatários, de Hong Sang-soo;
dia 17 - Shara, de Naomi Kawase;
dia 18 - filme argentino a programar;
dia 19 - Mal dos Trópicos, de Apichatpong Weerasethakul.
Luiz Carlos Oliveira Jr.