1.11.05

Ainda sobre cobertura dos festivais

Como é tarefa quase insana dar conta dos filmes em exibição no Rio e em SP ao longo destas semanas, vale esclarecer o leitor sobre algumas ausências: No caso de alguns filmes brasileiros fundamentais (como Crime Delicado, O Fim e o Princípio, Cidade Baixa - que embora tenha uma crônica sobre ele aqui no PG, ainda não tem crítica na cobertura), como estréiam nos próximos meses, preferimos dar uma cobertura cuidadosa nas edições seguintes a fazer textos escritos com rapidez agora, embora boa parte da redação os tenha visto, como atestam os quadros de cotação. Nos parece mais adequado e útil a leitores e aos filmes.
Sobre outros filmes que estréiam logo, como A Grande Viagem, ABC do Amor, Violação de Domicílio ou Mistérios da Carne, que foram vistos por um ou outro membro da redação (inclusive com avaliações positivas), também não houve tempo hábil para escrever sobre eles, já que preferimos centrar baterias naquilo que passa exclusivamente nos festivais.
E, é fato, houve aqueles filmes que simplesmente nos desinteressaram de escrever sobre, filmes que parecem só "cumprir tabela" para inflar os números impressionantes de obras exibidas nos eventos. Muitos deles, aliás, abandonamos na metade (caso, em SP, por exemplo, de St. Francis Bird Tour, Frozen ou Sonho Tcheco), e é claro que não podemos escrever. Mas há casos curiosos, como o do filme novo de Amos Gitai que, visto por boa parte da redação, simplesmente não inspirou ninguém a escrever. Deve querer dizer alguma coisa...
E há ainda as centenas de filmes que nem vimos, entre os que estréiam depois ou não. No primeiro caso, esperamos dar conta deles depois. No segundo, bem, c'est la vie. Não se pode ver tudo... Pode até ter acontecido de alguma pequena obra-prima passar batida, mas, convenhamos, não é provável. Assim como foi o caso no Rio, acompanhem a atualização da cobertura de SP ao longo da semana seguinte, da repescagem, onde terminaremos alguns textos importantes, e na próxima edição, como já anunciado, damos uma geral no que foi visto, em especial nas retrospectivas (e em especial em Manoel de Oliveira), mas não só.
E obrigado a quem nos acompanhou nas maratonas.
Eduardo Valente