10.11.05

O caos da Organização

E hoje, quinta-feira, haverá no Odeon mais uma vez um grande evento de estréia dos filmes d'A Organização capitaneada por Samir Abujamra, com a folclórica distribuição de um real para cada espectador de cada sessão. Há anos isso se repete - A Organização é um evento/grupo que Samir agita com mais uma porção de gente para fazer e exibir curtas-metragens. Há anos, é um evento que exibe dezenas de curtas-metragens inéditos feitos sem qualquer apoio de concursos ou escolas. E, como os próprios filmes que promove, a iniciativa se mantém sem patrocínios - neste ano, foi realizado um leilão com objetos doados para que ela se realizasse. Junta-se uma série de pessoas que se comprometem a entregar filmes inéditos num determinado prazo; é apenas isso que une os filmes, o ineditismo e a data de produção. E a vontade de fazer, é óbvio.
E é isso que faz do evento algo realmente interessante (e ao mesmo tempo o limita), com os altos e baixos dos filmes e para além da ironia da distribuição de moedas de um real: há algo a se comemorar nessa "vontade de fazer" quando ela se realiza em tantos filmes diferentes, que se apresentam no esquema festivo dessa cinefolia (pra usar um termo criado pelo JR). Nosso pobre cenário estaria mais pobre e menos divertido sem a turma do Samir, como estaria mais pobre sem tantos outros que vêm acontecendo (Cachaça, Cine-Buraco, Atacadão etc).
Fica aí a dica, então - a programação pode ser conferida no curta o curta. Entre as sessões de filmes, vai rolar também shows rápidos do grupo Lafayette e os Tremendões e, depois das sessões, vai ter festa com o Cordão do Bola Preta.
Daniel Caetano