28.6.05

Feminices

O Femina, festival de cinema dedicado a filmes de mulheres, convida hoje para sua abertura, lá no Armazém Digital, em Botafogo, às 20h30. A partir de amanhã, diversos filmes vão ser exibidos por lá - a programação pode ser conferida no site do festival.
O grande risco desse tipo de festival dedicado a "minorias" (ainda que mulheres, graças a Deus, não sejam minoria no mundo, elas o são na realização de filmes) é agir de forma contrária à sua proposta - ao tentar dar relevo a uma produção específica, arrisca-se a criar um gueto para esta mesma produção. Isto se torna óbvio se pensarmos que, afinal, a força de um filme depende de si, não do sexo ou cor de quem o faz - ainda mais porque, com esse critério de escolha, valoriza-se em excesso a pessoa que assina a direção em detrimento de outras funções. Este erro, vale notar, o Femina soube evitar - tanto que já exibiu e homenageou atrizes e produtoras.
E este ano a homenageada pelo Festival é a maior atriz: Helena Ignez. O Festival vai exibir seu filme A Reinvenção da Rua (montado pelo seu falecido marido Rogério Sganzerla) - desde já sessão imperdível. Além disso, vão rolar outras sessões bem bacanas com filmes premiados.
Daniel Caetano