21.5.05

Live from Cannes, it's Saturday Night!

Bom, saíram os premiados. O engraçado em Cannes é que a imprensa (e quem mais quiser) assiste a premiação ao vivo na segunda maior sala de Cannes, no telão onde passam tantos dos filmes. É uma TV grandona e coletiva, algo bem divertido. Não era difícil adivinhar quem ganhou ou não prêmios porque, em Cannes, quase 100% de quem levou aparece no tapete vermelho - e os perdedores não. Então, quando Hou Hsiao-hsien, Von Trier ou Cronenberg não deram as caras... Bom, tinha ficado ruim pra eles. São os grandes perdedores do ano, no sentido da relação expectativa dos prêmios-premiação. Mas tenho certeza que nenhum dos três está muito preocupado com isso... A lembrar que Dogville e Mystic River nada levaram em 2003 e talvez tenham tido a melhor carreira dos filmes exibidos em Cannes. Prêmios são relativos... Mas, dito isso, vamos a eles, com os comentários de quem estava presente:
Prêmios Técnicos: estes não passaram na cerimônia, mas são muito interessantes. Um deles, até óbvio, para Robert Rodriguez pelo conceito visual de Sin City. Mas o outro, de enorme sensibilidade, para Leslie Shatz pelo conceito sonoro de Last Days. Um prêmio nada esperado e inteiramente merecido.
Prêmio do Júri: Shanghai Dreams, Wang Xiaoshuai - como quem acompanha a cobertura sabe, este eu não vi. Mas é só a média mesmo: todos os quatro filmes da Competição que eu não vi levaram algo. Ano que vem vai ser "superstição" - eu não vejo o filme, ele ganha algo. Amanhã, 20h, vejo e comento. O fato é que este é o prêmio "filme pequeno que achamos legal" - quando saiu pra este, ficou claro por que o Reygadas não tinha aparecido também na premiação.
Prêmio de Roteiro: Guillermo Arriagas, The Three Burials of Melquiades Estrada - ou o famoso "prêmio pro roteiro que mais chama a atenção pra si", o que nunca me parece uma boa coisa. Mas esse tava cantado, como forma de premiar a surpresa do ano, que foi considerado o filme de Lee Jones, pelo qual ninguém dava nada antes de passar. De resto, Arriaga é roteirista-estrela, o único a aparecer muito com a equipe, sair nas fotos etc.
Prêmio de Direção: A cara de bravo de Michael Haneke recebendo o prêmio deixava claro o que todos sabiam então: nadica de Palma de Ouro pra ele. Nem olhou na cara do Kusturica na hora da foto - devia ter dado uma de Angelopoulos, que ao ganhar este prêmio com o Ulysse's Gaze resmungou que só aceitava a Palma de Ouro, e acabou levando com o filme seguinte.
Prêmio de Interpretação Masculina: Tommy Lee Jones - alguns acharam que acabou ficando exagerado pro filme ter os dois prêmios, mas este era merecido. Claro, podia ser o Jeremie Renier do L'Enfant (impressionante), ou o Bill Murray, ou mesmo Viggo Mortensen ou Michael Pitt, mas a interpretação de Jones é mesmo estupenda.
Prêmio de Interpretação Feminina - Hanna Laslo, Free Zone. Mais um que não vi. Mas todo mundo comentava que este prêmio seria de qualquer uma mais ou menos, porque a competição parecia fraca. Bom, eu gostava muito de Sabine Azema, de Peindre ou faire l'amour, mas preciso ver a moça do Gitai antes de falar. Mas a fofoca boa é que a Natalie Portman, também no filme do israelense, não apareceu em nenhum evento oficial de promoção porque ao ver o filme viu que o Gitai tinha cortado completamente sua personagem. Enfim... a mãe da Leia e do Luke deve saber o que faz.
Grande Prêmio do Júri: Broken flowers, de Jim Jarmusch. Sempre bom ver o Jarmusch ganhando prêmios e fazendo os melhores discursos sempre (a coletiva dele com o Bill Murray foi um clássico). Nele, ele citou quase todos os cineastas nominalmente como uma honra de sequer passar um filme junto com os deles, e especificamente nomeou "Hou Hsiao-hsien, de quem eu sou apenas um aluno". O prêmio tem cara de "conjunto de obra", mas eu também tenho plena noção de que vou gostar muito mais do filme numa revisão, sem duas horas de fila antes e cansaço batendo.
Palma de Ouro: L'Enfant, dos irmãos Dardenne. Duas Palmas nos últimos três filmes pros irmãos belgas, então - que bom que Kusturica & cia não ligaram pra isso. Dizer que eles merecem é fácil pra mim - mas, pra um cara tão pé-frio, finalmente eu acertei em cheio, tendo meu filme preferido premiado pelo júri. Bom, já é alguma coisa - de resto foi a alegria zoadora de ouvir alguns colegas da imprensa aqui dizendo que não tinham visto o filme, e que terão que ver amanhã na reprise (neguinho não aprendeu com Rosetta não??). Por que um prazer? Porque a sessão dos Dardenne é às 8h30 amanhã. Hehehe! Já eu dormirei feliz a manhã toda!
E me parece que o Von Trier realmente não vai fazer a terceira parte logo logo...
Eduardo Valente