10.5.05

man. road. river. premiado em Oberhausen

O júri do Festival de Curtas de Oberhausen (um dos três principais festivais de curtas do mundo), presidido pela grande Nicole Brenez, acaba de atribuir o Grande Prêmio do Festival a man. road. river. Esta obra-prima do videomaker mineiro Marcellus L. já havia chamado nossa atenção por ocasião da última Mostra Curta Cinema, na qual recebeu o prêmio de melhor filme experimental. Num bate-papo que data desta época, como eu não conseguia esconder meu entusiasmo, Marcellus se mostrou visivelmente surpreso pela boa acolhida do filme no mundo do cinema, uma vez que seu trabalho (com proposta originalíssima, por sinal) não se destina originalmente aos festivais, tendo entrado meio que por acidente neste universo. man. road. river., dentre seus videos o mais narrativo, é uma obra de enorme impacto visual - eu me lamento amargamente de não tê-lo assistido em tela grande. Graças à premiação, pode ser que eu tenha outra oportunidade.
Eximo-me de mais opinião passando a palavra a quem entende melhor, o júri de Oberhausen: "Um brilhante filme minimalista com um uso exemplar de material visual, ele obtém o máximo de efeito alegórico com uma dimensão enigmática". Um artigo de Cezar Migliorin sobre man. road. river. e Da Janela do Meu Quarto de Cao Guimarães, outro videomaker/cineasta mineiro (que será exibido agora em Cannes) foi publicado na edição 67 da Contracampo.
Parabéns ao Marcellus! Esperamos ainda que essa premiação cumpra uma dupla função: permitir que outros de seus videos sejam exibidos nos festivais brasileiros de cinema, ajudando a abolir de vez a fronteira entre os suportes na exibição.
A lista completa dos premiados de Oberhausen pode ser acessada aqui.
Fernando Veríssimo