13.9.04

mostra Nelson Rodrigues - CCBB

Aproveitei esses dias os poucos segundos livres pra ir ver alguns filmes da mostra do Nelson Rodrigues, no CCBB (o catálogo, apesar do caos conceitual eventual, tá uma beleza, com alguns textos preciosos, inclusive do nosso Ruynzinho), e mais uma vez vi o quanto eu mesmo desconheço da história do cinema brasileiro - e o quanto esta parte da História dele é mesmo escondida.
Tanto o Bonitinha mas Ordinária, do J.P. Carvalho (um absoluto QUEM? pra mim), quanto o Engraçadinha depois dos 30, do JB Tanko, são filmes com muuuitas coisas interessantes, que simplesmente sumiram no limbo da historiografia convencional Vera Cruz-Cinema Novo dos anos 50/60, que relega ao esquecimento quase, sei lá, 70% dos filmes feitos no Brasil no período. Sem esta mostra, acho que nunca ia ver estes filmes - e fico me perguntando quantos outros (sem a sorte de serem do Nelson Rodrigues e por isso aparecerem numa mostra) eu estou perdendo...

É uma reflexão naif sim, mas que ontem me pareceu muito forte.
Ah, e ainda vi pela primeira vez o Copacabana me Engana (que, junto do A Rainha Diaba no Odeon na quinta, completou o ciclo pessoal de "Fontouras que eu precisava ver"), que me pareceu muitíssimo interessante (mesmo com os vacilos moralistas aqui e ali, especialmente no final), ainda que a participação dele na mostra Nelson seja, pra dizer o mínimo, er..., forçada. (e o texto no catálogo deixa isso bem claro, meio sem querer...)
Eduardo Valente