15.9.04

Godard, Nossa Música e Recine

Antes de tudo, é fundamental dizer o quanto foi proveitosa e interessante a sessão de abertura do Recine, o festival de filmes de arquivo do Arquivo Nacional, e quanto foi uma experiência única ter acesso em pré-estréia ao novo filme do Godard, Nossa Música.
Mas sinceramente é uma pena que, num festival devotado a discutir a importância dos arquivos e, conseqüentemente, da preservação da memória do cinema, Nossa Música tenha sido exibido num formato diferente do qual foi concebido, ocasionando uma perda sensível da imagem e uma deformação desagradável dos enquadramentos do filme (uma projeção, como as guilhotinas, também pode cortar cabeças).
O próprio Jean-Luc Godard já havia feito um ensaio visual sobre as conseqüências de uma projeção em janela errada de seu mais recente filme (que você por ver aqui ), dizendo que uma projeção no formato 1:1,85 "inocentaria Milosevic" dos bombardeios a Sarajevo. É questionável a veracidade dessa opinião, mas é lamentável saber que até num festival sobre arquivos não se pode ver os filmes da forma como eles foram concebidos para ser vistos...
Ruy Gardnier