12.9.06

Uma sessão histórica no Odeon - sábado de manhã!

O pessoal do Cineclube Tela Brasilis avisa que haverá uma aula especial para encerrar o curso de história do cinema brasileiro, ministrado pelo Hernani Heffner desde o ano passado em todas as manhãs de sábado no cinema Odeon (com um baita sucesso, vale registrar). A aula de encerramento acontecerá nesse sábado, dia 16/09, às oito e meia da manhã, e vai apresentar dois filmes.
O primeiro deles é um grande documentário: O Galante Rei da Boca, do Alessandro Gamo e do contracampista Luís Alberto Rocha Melo (o Morris);
mas é o segundo filme que torna essa sessão histórica (ainda que esteja incompleto): trata-se de Barro Humano (ou os fragmentos que restaram dele), o mítico primeiro longa-metragem de Adhemar Gonzaga, o criador da revista Cinearte e da empresa Cinédia, o produtor de filmes do Humberto Mauro. Barro Humano ficou conhecido com um filme que obteve sucesso e provocou polêmica em sua época - e era dado como perdido há vários anos (e eu não tenho noção de como estarão os "fragmentos" que serão exibidos).
Mais detalhes podem ser conferidos com o Hernani, no sábado de manhã, para quem puder ir.
Eu me dei mal, vai ser na mesma hora em que tenho compromisso profissional noutra cidade. Vou ter que torcer pra passar de novo.

Outro aviso que o pessoal da Tela Brasilis manda é que haverá em breve um outro curso no MAM, no mesmo horário (confesso que não entendo essa obsessão por sábado de manhã): o ciclo de aulas História do Documentário Brasileiro. Começa no dia 14/10 com uma aula dada pelo Hernani e as aulas seguintes terão como professores Silvio Da-Rin, Fabian Nuñez, Eduardo Morettin, Arthur Autran, Carlos Alberto Mattos, João Luiz Vieira, Mariana Baltar e, na aula de encerramento, João Moreira Salles.
As inscrições para este curso serão feitas no Odeon neste sábado, 16/09, ao longo da aula do Hernani. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail do Tela Brasilis.
Daniel Caetano