21.2.06

Fulci

Dica de filme pra comprar nas bancas de jornal: Zombie - A volta dos mortos, do Lucio Fulci.
É bom avisar, de todo modo, que não é filme pra quem costume reclamar de cenas violentas e tripas aparecendo. Quando alguém disser que os filmes de horror do Fulci são viscerais, acreditem, o sentido é literal. Mas o jeito que o moço filma é impressionante. Os melhores filmes do Fulci têm uma relação de intensidade excessiva e de fé no gênero que acho que só é comparável aos faroestes do Sergio Leone.

O filme foi lançado em DVD acompanhando a nova edição da Cine Monstro, que voltou a ser publicada há dois meses, depois de um período sumida. A revista ficou menor, mantendo o espaço para textos sobre o filme em DVD e sobre os principais lançamentos de filmes fantásticos e de horror lançados recentemente (o que não é pouca coisa), e já lançou duas outras edições recentemente, que ainda podem ser achadas por aí: uma primeira com Coração Satânico, do Alan Parker, a seguinte com Phenomena, do Dario Argento. Vale o registro de que os filmes lançados, além de mostrar uma linha com o perfil da revista, são todos bem bons - o primeiro é provavelmente o melhor filme do Alan Parker (e, junto com O Selvagem da Motocicleta, também é o melhor do Mickey Rourke) e o segundo é um Argento em plena forma, apresentando uma lindamente jovem Jennifer Connelly.
Certamente, é o caso de acompanhar a iniciativa com interesse pra ver o que se segue.
(E podiam lançar mais um Fulci depois desse Zombie, né? Bem que podia ser a obra-prima dele, o filme L'Aldilà/The Beyond, que no Brasil foi lançado com mais de um título - Terror nas trevas é o mais comum).
Daniel Caetano