30.3.05

Técnicos e Artistas

Ainda sobre cinema brasileiro, só pra meditar: saiu uma matéria na imprensa esses dias sobre a profissão de "preparador de elenco" no cinema nacional, listando Fátima Toledo, Camila Amado e outros profissionais respeitados por terem sido fundamentais para os filmes de que participaram - comprovando isso através de depoimentos de atores e diretores.
Legal, com certeza um profissional como estes pode contribuir muito e de várias maneiras para um filme. Mas isso tem um lado estranho, esse aspecto de extremo tecnicismo que eventualmente postula-se como imprescindível para o cinema brasilis "realmente profissional".
Então eu só queria contrapor isso com uma frase que ouvi há alguns meses de um veteraníssimo diretor. Ele me contava das reavaliações e enxugadas num filme que está para fazer, e em determinado momento comentou de ter visto listado um profissional destes no meio dos números. "Mas para que serve o preparador de elenco?". Para ensaiar com os atores, resposta óbvia. "E eu? Fico fazendo o quê?".
Pois é. Com todo o respeito, pois é.
Daniel Caetano