30.3.05

"Feliz 2005, cinema brasileiro..."

Legal ver que o cinema feito em Terra Brasilis começa a aparecer esse ano com uma cara nova (ou melhor, algumas caras novas) com a estréia próxima de Quase Dois Irmãos, Bendito Fruto, Cabra-Cega e Jogo Subterrâneo. É uma bem-vinda reviravolta num ano que começava com sinais nada diferentes do que aconteceu ano passado, a começar pelo ressurgimento dos "blockbusters nacionais".
Até agora só vi um desses citados, Quase Dois Irmãos, que me pareceu ser um filme bem forte, discordando do olhar do Eduardo, a ser republicado na sexta-feira aqui na nossa seção de críticas. Concordo com a crítica à fragilidade das partes dos anos 90, mas acho que o filme tem vários momentos nas partes dos anos 70 que são realmente admiráveis e não se devem somente à bela atuação do Flávio Bauraqui.
Mas, voltando, mesmo só tendo visto um dos quatro filmes citados, melhora muito o panorama ver essa animação - com um realizador estreante em longa, um voltando de vários anos fora do circuito e outros dois que, já tendo uma carreira de anos em longas e curtas, mostram que têm coisas para dizer sobre assuntos que realmente lhes interessam.
Que tenham boa carreira os filmes. E que logo venham outros para lhes acompanhar.
Daniel Caetano