29.12.03

Deus também é cultura...
Picaretagem ou inovação? No final de 2002, a Igreja Universal do Reino de Deus comprou as duas salas do Cine Largo do Machado, aqui no Rio - e, depois de alguns meses funcionando com seus famosos cultos (e de ter transformado a telona da Sala 1 num altar), começaram a ter problemas sérios com a legislação que proíbe que qualquer espaço de cultura da cidade seja comprado e utilizado para outros fins...
A solução? Passo semana passada no local para comer uma esfiha no árabe da galeria (o melhor do Rio) e vejo a seguinte faixa sobre os letreiros da sala: "EM BREVE: CENTRO CULTURAL EVANGÉLICO UNIVERSAL - Apoio: Igreja Universal do Reino de Deus". Pelamordedeus (com trocadilho!): cara de pau tem limite ou as coisas andam mesmo muito estranhas na gestão cultural dessa cidade?!
Resolvi perguntar aos responsáveis pelo espaço o que diabos (com trocadilho!) iria acontencer ali de, digamos, "cultural". Um pouco constrangidos, os dois me apontaram que a loja de pipoca passaria a vender CDs evangélicos e que uma "galeria de arte" seria instalada nos corredores que levam aos banheiros...
E sobre o cinema?, perguntei - "Ah, sobre o cinema, estamos tendo sessões às 13h00 na Sala 2". Qual a programação? "Não sabemos". Como eu faço para saber? "Ah, só quando abrir o centro cultural, quanto teremos que fazer mais de uma sessão por dia...". Sei, "teremos de fazer" (tanta disposição cultural já estava me deixando emocionado)...
Pergunta final, a cereja em cima do bolo: e a sala aqui debaixo, continuará sendo uma igreja, né? "Igreja?", me questiona um deles: "Não, aqui embaixo acontecem as 'palestras'"... Um longo suspiro, uma quase risada depois, me despedi dos dois rapazes, claramente constrangidos com meu interesse por sua fachada (quer dizer,"faixa"). Palestras, né? Sei...
Mas aí eu fico pensando: se fazer culto religioso pode ser agora vendido como "palestra cultural", o que impede alguém de fundar a "Igreja da Adoração ao Cinema" e exibir filmes com facilidades fiscais e isenção de impostos, como todo bom e respeitável templo evangélico carioca? Deus e suas linhas tortas...
Foi mal o desabafo.
(Felipe Bragança)