20.8.03

A Sessão Jiguê, do Cine-Buraco, na Maanape!
Todo mundo já leu alguma coisa aí pelos jornais e revistas sobre um certo clima de volta das sessões cineclubísticas, no Rio de Janeiro e país afora. Aqui no Rio não há magem para dúvida, tem a Sessão Cineclube que a turma aqui faz com o pessoal do Estação, tem o Cachaça Cinema Clube, tem agora a sessão que a Cinestesia está organizando no MAM e há também a iniciativa de exibir filmes na Casa Rui Barbosa.
Pois bem, novidade na praça: Cine-Buraco. Bem, a coisa já se realiza há mais de dois meses, então já nem é novidade pra muita gente, mas fica aqui o registro: está acontecendo semanalmente, no bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro, uma sessão chamada Jiguê, num local chamado Cine-Buraco, que na verdade é um salão da produtora Maanape. E a curtição da Sessão Jiguê, que acontece todas as sextas-feiras à noite, é que a projeção é em 16mm (ou, ocasionalmente, em digital) e a sala de exibição é um salão que vira cinema improvisado - há um barzinho noutro ambiente, e depois da sessão tem música pras pessoas dançarem um pouco. Pode-se pagar a entrada pela sessão (cinco pratas), mas também é possível se associar ao lugar, pagando mensalidade e tendo acesso a outros seviços.
Além de ter a incrível coleção de filmes em 16mm do Márcio Melges, camarada e fabuloso agitador cultural - já foram exibidos filmes como Bacalhau, A Woman of Paris, Tempestade Sobre a Ásia, Nicolli, a Paranóica do Sexo, Cidadão Kane. E ainda está havendo, mensalmente, a exibição de episódios inéditos do Capitão Zum, o personagem "essencialmente cinematográfico" criado pelo bróder André Sampaio.
Isso tudo acontece na Maanape, produtora recém-criada que, além de promover a exibição de filmes, está também organizando cursos que merecem uma boa atenção - entre eles A Contrução do Documentário, dado pelo nosso colaborador Ricardo Miranda, e o Curso Teório e Prático de Operação de Câmera, que vai ser dado por alguns dos melhores profissionais do Rio (dá pra ter mais informações sobre os cursos no site da Maanape).
Serviço: essa semana o longa-metragem exibido é O Jovem Frankenstein, do Mel Brooks (é o melhor filme dele!), acompanhado do curta O Metro Quadrado, produção da UFF dirigida pela Flávia Cândida. Vai ser na sexta-feira, dia 29 de agosto, às nove da noite. O endereço do Cine-Buraco é Rua da Laranjeiras, 336/Lj.39, a entrada é livre até a lotação do local e o preço, como já se disse, é cinco contos.
(Daniel Caetano)