28.2.08

Um ano de Polvos, com crítica e realização

Cheguei hoje em Belo Horizonte para participar da 1ª Mostra Filmes Polvo de Cinema e Crítica, organizada pelo pessoal para comemorar um ano de existência do site. A idéia da mostra é juntar filmes realizados por críticos de cinema e trazer o pessoal para debater - vão juntar a gente com figuras incríveis como Geraldo Veloso, realizador do mítico Perdidos e Malditos. Para quem estiver em BH e proximidades, o programa é imperdível. O filme de abertura não poderia ser mais adequado: é Crítico, o documentário do Kleber Mendonça Filho sobre as relações entre cineastas e críticos - isso acontece hoje na Sala Humberto Mauro, às 20hs.
E, claro, os polvos merecem parabéns pelo aniversário. Que seja o primeiro de muitos.
Daniel Caetano

26.2.08

Macalé no Odeon

Outra dica: amanhã, quarta-feira, às 21hs, Jards Macalé vai tomar conta do Odeon - como convidado especial do Cachaça Cinema Clube. Vai rolar a primeira exibição pública do curta-metragem Tira os óculos e recolhe o homem, do bróder André Sampaio, em que Macalé tem dois papéis - ele é o ator que intepreta tanto a si mesmo, Macalé, como ao grande Moreira da Silva (em que ele parece mais convincente). Depois do curta, show do grande Jards.
Noite imperdível, portanto. Isso acontece amanhã, 27/02, a partir das 21hs no Odeon.
Daniel Caetano

Som na Caixa!

Está rolando desde a semana passada em São Paulo a mostra O Som No Cinema, que já foi apresentada na Caixa Cultural daqui do Rio e nasceu da pesquisa de doutoramento do Fernando Morais. O programa é coisa fina: estão reunidos na mostra alguns dos filmes mais representativos da evolução das técnicas de som no cinema e, além das sessões de filmes, também estão acontecendo palestras com algumas figuras tarimbadas. Os horários da programação podem ser conferidos na página da mostra - e os organizadores avisam que, após São Paulo, a mostra seguirá para Salvador, sempre nos centros culturais da Caixa.
Daniel Caetano

18.2.08

Última semana de inscrições para o Riofan!

Logo aqui embaixo eu contei que estava abertas as inscrições para o Festival de Cinema Fantástico do Rio de Janeiro, o Riofan, que vai acontecer aqui no Rio a partir do final de abril. Pois bem, vale avisar que o período de inscrição foi prorrogado até a próxima sexta-feira, dia 22/02.
Portanto, quem tiver um filme fantástico debaixo do armário que trate de ir ao site, preencher a ficha e correr para uma agência de correio com o DVD.
E logo logo vai chegar a hora de juntar os espíritos de todos esses filmes em certas salas de cinema.
Daniel Caetano