26.4.07

Homenagem a Mario Carneiro no CCBB

Nova auto-propaganda, mas essa é especial: começou ontem no CCBB de São Paulo a mostra Homenagem a Mario Carneiro, com curadoria assinada por mim, exibindo filmes fotografados, montados, roteirizados e/ou dirigidos por essa figura especial. Nos últimos tempos, por conta desse projeto e também por conta da edição de um documentário que andava parado, andei imerso nesse mundo de idéias e imagens do Mario, então confesso que é até difícil escolher palavras pra definir a grandeza e a importância dessa figura incrível. Fico com as palavras do Mário Lago ("um sujeito maravilhoso") e do Paulo José ("um grande artista plástico e fotógrafo"). É mais do que isso, mas com essas frases os dois atores de O Padre e a Moça já nos dão boas definições de Mario Carneiro.
Fica aqui o convite para os leitores curtirem esses filmes que existem a partir do olhar de Mario Carneiro, essa figura singular que fez o trânsito entre cinema e artes plásticas como ninguém mais no Brasil.
Homenageia-se muito pouco os grandes técnicos do cinema brasileiro - fotógrafos, montadores, roteiristas... Mario é um fotógrafo especial, um técnico-artista. Homenageando um dos maiores, esperamos também destacar a importância da união de cabeças pensantes para a realização de um filme. Não por acaso, o próprio Mario sempre foi o defensor do conceito de cinema-catedral, como criação coletiva (e desde sempre brigou por isso com seu grande amigo Saraceni, fiel aos pressupostos do cinema-de-autor).
A mostra fica até dia 6 de maio em Sampa, e no dia 15 de maio migra para o CCBB do Rio de Janeiro. A programação pode ser conferida no site do CCBB.
Daniel Caetano

Conflitos entre redação e leitores...

Eu estava dando uma atualizadinha nos links da Contra e calhei de visitar o ótimo site El Amante, argentino, que eu não lia há um bom tempo.
Como a Contra, eles só publicaram agora as listas de melhores de 2006, nas votações da redação e dos leitores. E eles também publicam as listas de piores do ano.

Dei uma lida, achei graça e fiquei lembrando de como o Ruy e o Eduardo se afligiam quando havia uma disparidade grande entre votos dos leitores e preferências da Contra. Bem, na votação desse ano da El Amante aconteceu simplesmente o seguinte: o filme preferido dos leitores é simplesmente o pior filme do ano na votação da redação! Pô, a esse ponto a gente não chegou (não que eu me lembre). Fico rindo só de imaginar a cara dos editores se um troço desses acontece por aqui (já o Ruy vai cair no riso ao ver o filme que os redatores escolheram como o pior e os leitores como o melhor). Esse ano a coisa chegou perto, já que o preferido dos leitores, o Caché do Haneke, não entrou na listra da redação - mas também não chega a ser odiado pelos redatores (ao contrário de outros filmes do diretor). Nada de errado nisso - nos anos passados, as escolhas coincidiram de um modo até perigosamente repetitivo. Mas daí a um extremo como o do site argentino já é exagero, né?
Eu queria então prestar publicamente solidariedade ao pessoal da El Amante. Afinal, se o papel da crítica é mexer com as certezas dos leitores, então eles estão seguindo o seu caminho...
Daniel Caetano

4.4.07

Les Simpsons

Essa é para os fãs francófonos dos Simpsons. Acabo de descobrir um site francês muito legal, extremamente documentado sobre os mais diversos aspectos da série. A melhor seção é certamente a de referências, que traz uma lista impressionante de filmes citados (e também de cartoons, videoclipes, canções, seriados de TV) além também de uma lista de filmes, seriados, livros e HQs que se referem aos Simpsons. O trabalho feito sobre as citações ao Poderoso Chefão ao longo dos dezoito anos da série, por exemplo, é admirável, trazendo o nome de cada episódio e a descrição da cena, além de muitas fotos comparativas. Absolutamente genial.
Carim Azeddine

Debates no Cinesesc

O pessoal do Jairo Ferreira vai promover alguns debates durante a tradicional mostra de melhores do ano promovida pelo Cinesesc, que vai rolar em Sampa na semana que vem. A programação das mesas está assim:

Dia 9-segunda
Tema: Cinema Brasileiro - Geração 90-2000
Mediador: Cléber Eduardo (Cinética)
Debatedores: Ricardo Calil (NoMinimo) e Fernando Watanabe (Cinequanon)

Dia 10-terça
Tema: A força do cinema americano em 2006
Mediador: Gilberto Silva Jr. (Contracampo)
Debatedores: Cid Nader (Cinequanon) e Eduardo Valente (Cinética)

Dia 11- quarta
Tema: Família, Conciliações e Ressentimentos
Mediador: Sergio Alpendre (Paisá)
Debatedores: Cassio Starling Carlos (Folha de SP) e Francis Vogner dos Reis (Cinética)

Dia 12 - quinta
Tema: Estética e Amor na História
Mediador: Cesar Zamberlan (Cinequanon)
Debatedores: Rodrigo de Oliveira (Contracampo) e Filipe Furtado (Paisá)

Fica aí a dica. Pra tentar contrariar um pouquinho a máxima do moço que disse que o pessoal de cinema no Brasil não debate nem combate, apenas se debate.
Daniel Caetano