31.1.07

Cinema Novo em SP

Enfim, esse mês de janeiro vai acabando, depois de ter rolado muita coisa boa - a exibição em Tiradentes foi legal pra cacete.
Terminando o mês, fica aqui o aviso: a mostra Revisão do Cinema Novo - em que eu assino a curadoria e o Ruy editou o catálogo, feita pela Associação Contracampo - chega agora ao CCBB de São Paulo, depois de ter sido exibida em Brasília. A programação inclui debates, palestras e mais de trinta filmes.
Daniel Caetano

18.1.07

Informativo

O informativo da Contracampo, depois de uma longa hibernagem, está de volta! E para atualizarmos nosso banco de dados, naturalmente defasado durante este período, pedimos a todos que já estiverem inscritos que se inscrevam novamente (e a todos os não-inscritos que se inscrevam pela primeira vez, oras). É só clicar aqui, preencher nome (com sobrenome), cidade e email, e você passará a ser comunicado de todas as novidades da revista. Facinho, facinho, não?
Leonardo Levis

11.1.07

Conceição - Autor Bom É Autor Morto no Festival de Tiradentes

Enfim, é esse o anúncio que eu escrevi que faria: o longa-metragem que fiz durante os últimos anos com alguns camaradas está pronto e foi selecionado para ser exibido no Festival de Tiradentes. A primeira exibição pública do filme vai acontecer às dez da noite de 24 de janeiro, como se pode conferir na programação do festival.
Tratem de estar lá, pô! Não aceito desculpas!
Daniel Caetano

10.1.07

Assaltos no Rio

Mais uma auto-propaganda: está rolando no CCBB do Rio de Janeiro ao longo desta semana e da próxima a mostra Cinema de Assalto. É mais uma mostra produzida pela Associação Contracampo, com curadoria minha, e a programação vai exibir filmes como O Círculo Vermelho, do Jean-Pierre Melville, Assalto ao Trem Pagador, do Roberto Farias, e O Plano Perfeito, do Spike Lee.
Janeiro está sendo um mês agitado, e as auto-propagandas não acabaram não. Na verdade, a melhor de todas eu prometo publicar amanhã, ok?
Daniel Caetano

9.1.07

Deu na Variety

No fim de dezembro passado a revista americana Variety publicou um bate-papo entre Jonathan Rosenbaum (do Chicago Reader), Molly Haskell (ex-Village Voice) e o nosso José Carlos Avellar (credenciado como "grande crítico brasileiro" pela reportagem). Os três fazem ali um balanço do cinema em 2006, mas a revista puxa muito bem a sardinha para o trabalho crítico de cada um, e ainda que a dinâmica da matéria talvez tenha restringido certas discussões, as perguntas e respostas vão por caminhos bastante interessantes - é especialmente feliz a parte em que os críticos respondem como a evolução do cinema mudou o modo de escreverem sobre um filme (lembremos que todos ali atuam na área há pelo menos vinte anos, Avellar quase o dobro disso). Também é curioso notar como, a essa altura do campeonato, os três já não fazem muita questão de disfarçar suas idiossincrasias, e até se divertem com isso. Rosenbaum é um americano modelo, liberal mega-conservador, encantado com Hou Hsiao-Hsien e Jia Zhang-ke mas dizendo que já não tem saco para Scorsese e James Bond (e assim perdendo dois grandes filmes da temporada), ao mesmo tempo dizendo-se saudoso da época em que Hollywood tinha habilidade para simplesmente contar histórias. Avellar, pauloemilianamente, levanta a bola do cinema brasileiro em vários momentos, especialmente de O Céu de Suely e, com alguma surpresa, do episódio de Walter Salles e Daniela Thomas para Paris, Eu Te Amo. Definitivamente não compramos a idéia de "cinema sussurrado" que Avellar aplica ao curta-vinheta (espécie de fórmula do ser contemporâneo no cinema, mesmo motivo que me faz ter grandes reservas em relação ao filme de Karim Aïnouz, uma exceção dentro da revista). Mas, bem, que o tal sussurro esteja lá bem explicado, e ainda junto de outros ótimos momentos por parte dos três críticos, já faz valer a leitura.
Rodrigo de Oliveira

5.1.07

Melhores de 2006 - votação dos leitores

Tio Ruy manda avisar que a votação está aberta - é só mandar uma lista de no máximo cinco filmes para info@contracampo.com.br. Para evitar esquecimentos e injustiças, pode-se conferir a lista de estréias no Rio de Janeiro, que é o critério básico de seleção.
Daniel Caetano

3.1.07

Cinema Novo em Brasília

Ok, pessoal, hora da auto-propaganda: esse início de ano já tem uma opção de programação, pelo menos para quem é de Brasília - começou ontem no CCBB da capital federal a mostra Revisão do Cinema Novo. Como o título indica, trata-se de um panorama bastante amplo da produção cinemanovista. A mostra se concentra nos filmes produzidos na década de 60 - certamente dezenas de títulos poderiam ser apontados como precursores ou seguidores, mas aqui a escolha foi pelo foco naquele período específico em que a vontade de fazer um cinema moderno que retratasse o país veio à tona.
Como eu disse, é auto-propaganda mesmo: eu assino a curadoria, a produção é feita pela Associação Contracampo junto com o CCBB (depois de Brasília, deverá seguir para Sampa) e o catálogo foi editado pelo Ruy.
Vai rolar um debate que promete ser interessante no dia 18 de janeiro. Prometo que divulgo aqui assim que a gente confirmar os participantes.
Daniel Caetano