27.9.05

Pé-quente

Com esse filmete de abertura homenageando Cantando na Chuva, a organização pediu e os céus concederam: chove sem parar na cidade do Rio de Janeiro desde o início do Festival do Rio.
Daniel Caetano

26.9.05

A Volta do Cine-Buraco

Grande notícia pros cariocas: Fabrício Tadeu e sua turma mandam avisar que o Cine-Buraco está de volta, agora localizado no Espaço Constituição, no Centro da cidade, ao lado da Praça Tiradentes. O cineclube-teatro-tudomais, a princípio, vai rolar somente às quintas-feiras, começando nessa próxima, dia 29, abrindo a série "Francofilia e o Cinema Francês". Não me pareceu boa idéia bater com o Festival do Rio numa cidade bem menos animada em outras épocas, mas a programação do Cine-Buraco está uma beleza, começando com a exibição de La Féerie des Fantasmes, do Marcel L'Herbier - de quem o Festival exibiu o genial A Noite Fantástica (e vai exibir de novo, fica aí a dica). Esse filme do L'Herbier é uma curiosidade a se conferir mesmo, inclusive porque o filme simplesmente não consta no IMDB - e, bem, a cópia do Consulado da França indica que nem sempre a gente acha todas as informações na internet...
Em seguida vai ser apresentado um novo episódio da fabulosa série Capitão Zum, Capitão Zum e os Anais da República, às 22h30, desde já imperdível, seguido por show da Nina Becker e, depois, da banda Live P.A.

O endereço da farra, os horários, os preços e também a programação das quintas-feiras seguintes podem ser conferidos no site do Cine-Buraco.
Daniel Caetano

17.9.05

Chat Contracampo Festival do Rio
Pelo segundo ano consecutivo, a Contracampo vai fazer um chat para debater, tirar dúvidas e dar dicas sobre o Festival do Rio 2005, que começa no próximo fim de semana. É uma boa oportunidade para trocar informações sobre filmes (numa época em que a maior parte dos veículos jornalísticos fica tão ou mais perdida que os freqüentadores) e conversar sobre cinema, falar sobre as expectativas dos filmes que vêm, lamentar os que não vêm, etc. O chat acontece neste Domingo, dia 18, às 21:30.
E é bem simples se conectar:
- Quem usa Internet Explorer deve clicar em http://chat.efnet.org/irc.cgi?adv=1 e apenas preencher os terrenos "Nickname" com seu nome (máximo 10 caracteres) e preencher o campo "Channel" com o nome #contracampo. O resto pode ficar como está. Aí é só clicar Login e pronto.
- Quem usa Mozilla deve clicar em http://chat.efnet.org/irc.cgi?adv=1 e preencher os terrenos "Nickname" com seu nome (máximo 10 caracteres), preencher o campo "Channel" com o nome #contracampo e no campo "Character set" selecionar a opção "ISO-8859-1". O resto pode ficar como está. Aí é só clicar em Login e pronto.
- Usuários de mIRC podem se conectar pelo servidor irc.efnet.net e entrar no canal #Contracampo.
Não se espantem pelo aparente grande número de passos. É bem simples e fácil de entrar. Nos vemos lá.
Ruy Gardnier

15.9.05

Atrações do Festival do Rio 2005

Retrospectiva Raymond Depardon, Cinema francês à época da Ocupação Nazista, 10 filmes da produtora japonesa Shochiku (entre os quais 4 Ozus e 2 Oshimas raros, Três Bêbados Ressuscitados e Um Trato em Canção Japonesa Pornô) são as principais atrações históricas desta edição do Festival, que começa dia 22 (23, sexta, para o público). Além delas, ainda teremos uma poderosa coleção de títulos de cinema político, aparentemente todos exibidos em DVD, mas com filmes de figuras como Chris Marker (Sem Sol, Le Fond de l'air est rouge), Artavazd Pelechian (Cosmos), Jean-Luc Godard (A Chinesa), Alexandr Dovzhenko (Arsenal), Hans-Jürgen Syberberg (Hitler), Fernando Solánas (La hora de los hornos), Trinh T. Minh-ha (A Quarta Dimensão, Night Passage), e mais outros destaques, como Jorge Sanjinés, Jean-Pierre Gorin, o casal Straub-Huillet, Vertov, Eisenstein e Leni Riefenstahl (!).
Dos filmes recentes, uma trintena de imperdíveis:
Arturo Ripstein, Os Heróis e o Tempo
Rithy Panh, Os Artistas do Teatro Queimado
Mercedes Alvarez, O Céu Gira
Tim Burton, A Noiva Cadáver
João Pedro Rodrigues, Odete Alucinada
Gregg Araki, Mistérios da Carne
Wong Kar-wai, 2046
Werner Herzog, O Homem-urso
Yoichi Sai, Blood and Bones
Hou Hsiao-hsien, Café Lumière
Jim Jarmusch, Corações Partidos
Raul Ruiz, Dias de Campo
Fruit Chan, Dumplings
Johnny To, Election
Luc & Jean-Pierre Dardenne, L'Enfant
Michelangelo Antonioni, Wong Kar-wai, Steven Soderbergh, Eros
Manoel de Oliveira, Espelho Mágico
Katsuhito Ishii, O Gosto do Chá
Gus Van Sant, Last Days
Shinji Aoyama, Meu Deus, Meu Deus, Por Que me Abandonaste?
Im Sang-Soo, Uma Mulher Coreana e A Última Transa do Presidente
Jia Zhang-ke, O Mundo
Arnaud Desplechin, Reis e Rainha
Roman Polanski, Oliver Twist
Laurent Cantet, Rumo ao Sul
Tsui Hark, Seven Swords
Spike Lee, Emir Kusturica, John Woo et al., Todas as Crianças Invisíveis
Tsai Ming-liang, The Wayward Cloud
Carlos Reygadas, Batalha no Céu
além, naturalmente, de certos filmes que farão sensação, como Manderlay de Lars Von Trier, Cache de Michael Haneke e a dupla de filmes de Park Chan-wook Lady Vingança e Mr. Vingança.
Mas aquilo que ameaça mesmo roubar o show é a seleção nacional. Ao contrário do ano passado, em que sobressaía pouquíssima coisa (Feminices de Domingos Oliveira, Soldado de Deus de Sérgio Sanz), este ano poderemos ver longas-metragens novos de Eduardo Coutinho (O Fim e o Princípio), Beto Brant (Crime Delicado), Domingos Oliveira (Carreiras), Marcelo Gomes (Cinema, Aspirinas e Urubus), Sérgio Machado (Cidade Baixa), Joel Pizzini (500 Almas), além do belo média-metragem Tudo Entre Rodas, de Sérgio Bloch. E esses são 'apenas' os destaques...
Ruy Gardnier

5.9.05

Paulo José no CCBB-RJ

Começa hoje, com a exibição de O Padre e a Moça, uma mostra em homenagem a Paulo José. Assim, vão ser exibidos desde clássicos bem conhecidos (por exemplo, Macunaíma, de Joaquim Pedro, ou Todas as Mulheres do Mundo, do Domingos Oliveira) a algumas raridades (como A Vida Provisória, único filme do crítico mineiro Maurício Gomes Leite, ou Os Marginais, feito por dois episódios, um dirigido pelo Carlos Alberto Prates Corrêa e outro por Moisés Kendler).
Homenagem justíssima: Paulo José é um dos maiores atores, ponto. Se alguém tiver dúvidas quanto a isso, tem então a oportunidade de conferir no CCBB-RJ.
Daniel Caetano

3.9.05

Concurso nacional de críticas

Chega de Porto Alegre a notícia bacana de que a Secretaria de Cultura da prefeitura de lá está promovendo um concurso nacional para críticos estreantes. As regras estão publicadas numa página na coluna aqui do lado - e qualquer dúvida pode ser resolvida por telefone: (51)3212-5928.
Aos leitores que mandarem brasa, fica aqui nosso desejo de boa sorte.
(Agora: acho que nesse ano não vai ter problema, mas não é difícil imaginar que, em pouco tempo, a divisão entre sites considerados 'profissionais' e blogs tende a ficar bem complicada).
Daniel Caetano