30.10.02

Estreou hoje O Invasor nas telas francesas. O filme de Beto Brant é o primeiro de uma série de lançamentos brasileiros, como há muito não víamos em plagas francesas. Deverão ser lançados o inevitável Abril Despedaçado (Walter Salles, depois de Central, virou O Cineasta Brasileiro para os franceses), além de Lavoura Arcaica, Cidade de Deus e Madame Satã. Uma verdadeira explosão numa terra que não vinha tendo mais que um ou dois lançamentos brasileiros por ano. Resta saber qual será a reação do público e a nova visão do cinema brasileiro que resultará, num país ainda pautado pelo Cinema Novo. (Carim Azeddine)

21.10.02

E a coisa, pelo jeito, está cada vez mais animada na área virtual de revistas de cinema! A nova concorrente que surge é a Revista Primeiro Plano - que já aparece cheia de textos e idéias para mostrar. Criada por uma equipe formada a partir do convívio universitário, a Primeiro Plano pode se gabar de já começar oferecendo aos leitores diversas opções de leitura e temas para discussão. Repetindo a saudação de boas-vindas - Longa vida e sorte à Primeiro Plano! (Daniel Caetano)

18.10.02

A Contracampo tem o prazer de informar o surgimento recente de um novo 'concorrente' na internet - é o site Plano a Plano, que se propõe a ter análises de filmes "acessíveis, conscientes, objetivas e descontraídas". Sem ter pudor dos extremos de seriedade e devoção, os editores esclarecem logo de início a disposição do portal em abordar "desde o cinema mudo até o blockbuster do momento". Dada a informação, longa vida e sorte ao Plano a Plano! (Daniel Caetano)

4.10.02

O Festival que nos desculpe. Mas, diante da 'festa cívica' que vem aí, o filme do final de semana passa a ser A Grande Ilusão (All The King's Men, EUA, 1949), do Robert Rossen. Aliás, uma idéia adequada em períodos eleitorais seria passar A Grande Ilusão dia sim dia não na televisão, no horário eleitoral, alternando com a propaganda dos candidatos. Assim, num dia teríamos promessas e ataques e no dia seguinte teríamos Broderick Crawford no papel de um político em ascensão - seria um antídoto, digamos assim... Enquanto isso não acontece, alguma emissora bem que deveria reprisar o filme - que no Brasil só está disponível em DVD, infelizmente. (Daniel Caetano)

1.10.02

A paródia é a glória! Mais do que fãs, a Contracampo tem Contra-fãs! E se em outros tempos a moda eram os fã-clubes, hoje temos um Contra-Site: é o hilário (pelo menos para a nossa equipe) Contrèfield, diversão garantida para admiradores e detratores da revista - até a Contracampete foi parodiada!... Só nos resta agradecer a leitura e a 'homenagem' - e aguardar as próximas edições, claro! (Daniel Caetano)